Com o tema Liderança e tomada de decisão com princípio de sustentabilidade, acadêmicas da 7ª fase de Pedagogia da UNIFEBE receberam a diretora da Escola do Campo Edith Krieger Zabel (EKZ), Elaine Petermann. A educadora é indicada como exemplo de liderança e tomada de decisão, levando em conta o princípio da sustentabilidade.
A troca de experiências, como indica a professora Luciane Oliveira da Rosa, possibilitou a conversa sobre a experiência da diretora convidada e o trabalho de cooperação com a comunidade e projetos desenvolvidos internamente. Segundo ela, o momento contribui ao aproximar as acadêmicas de uma perspectiva real da atuação que mantém esses focos na realidade local.
“Avalio que a atividade com a professora Elaine foi muito importante para as acadêmicas compreenderem o papel de um líder, um gestor, que toma as decisões na escola. A convidada mostrou que é possível liderar e tomar decisões com base em princípios éticos, especialmente, com base na sustentabilidade”, descreve.
Os diálogos com profissionais da educação, como a atividade que recebeu a diretora, são parte do projeto Rodas de Conversa, segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann. De acordo com ela, as práticas são uma forma de aproximar a teoria e prática apresentada nos componentes curriculares, permitindo a interação com profissionais que atuam na realidade do município e região.
“O bate-papo com diretora da escola de campo, proposto pela professora Luciane, trouxe alguns elementos novos para a gestão escolar, que, além de tomar decisões de forma coletiva, envolvendo toda comunidade. A prática está pautada em projetos de sustentabilidade, possibilitando a compreensão do valor do meio ambiente em propostas práticas inseridas no currículo escolar, valorizando a conexão com a natureza”, avalia.
Troca de experiências
A acadêmica Letícia classifica como enriquecedora a experiência proporcionada pela roda de conversas e a possibilidade de conhecer a abordagem e metodologia adotados na escola. Na avaliação dela, o trabalho se diferencia de atuações mais tradicionais e valoriza a vivência dos estudantes
“Todos os projetos são muito interessantes e me cativaram pela aproximação das crianças com a natureza, especialmente o de meliponicultura. Destacam-se por sua conexão com a natureza e a sustentabilidade, proporcionando momentos de aprendizado e troca de experiências”, descreve
De acordo com a acadêmica, a conversa também permitiu aprofundar os conhecimentos sobre os projetos oferecidos. As iniciativas, segundo ela, proporcionam o desenvolvimento socioemocional, consciência ambiental e social, além de estimular a curiosidade e criatividade dos estudantes.