07 de dezembro de 2010

Emoção marca entrega de presentes no Natal Solidário Unifebe

As lâmpadas que iluminavam a árvore de Natal, no centro do átrio do Bloco A da Unifebe, perderam o brilho quando as crianças beneficiadas pela campanha Natal Solidário ocuparam o espaço ao seu redor. O brilho nos olhos de cada uma depois de chamar pelo Papai Noel, recebê-lo com euforia e ganhar um presente somou-se com sorrisos alegres, que só criança sabe distribuir.

Os rostos felizes dos aproximadamente 500 estudantes – até a 2ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas de Brusque e região – emocionaram acadêmicos, professores, funcionários e membros da comunidade presentes, que contribuíram para a campanha. "É uma emoção que se renova a cada ano quando acontece o Natal Solidário. Esse momento sintetiza a totalidade dos objetivos da existência da Unifebe, uma Instituição que é comunitária e tem compromisso com a qualidade da educação", destacou a reitora da Unifebe, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli. "Tem também a consciência plena de que esta qualidade só poderá ser feita no momento em que todos os níveis da educação no país se entrelacem para formar um mutirão em direção a qualidade. A Universidade brasileira não pode estar dissociada da educação de base se quer excelência", completou.

A reitora elogiou o comportamento das crianças que "exibiram seus talentos" durante as apresentações e se emocionou com a presença dos professores. "A maioria é egresso do curso de Pedagogia da Unifebe. Mais um motivo de orgulho para nós", ressaltou ela, que agradeceu a contribuição da comunidade acadêmica no evento. "Quando trabalhamos unidos formando uma equipe compromissada, tudo é possível. O Natal solidário começou com 67 crianças e hoje atende 500. Agradeço a todos mais uma vez", concluiu.

Presentes e sorrisos
As crianças foram recepcionadas com lanche e refrigerante antes de iniciarem as apresentações artísticas. Mas o que elas mais gostaram foi do momento de abrir os embrulhos e brincar com os presentes. Adryele Ferreira, 5 anos, ficou encantada com a boneca que ganhou. Abraçada na caixa resumiu: "Gostei. É igual aquela que passa na televisão".O pequeno Henrico Ferreira Pereira, 6 anos, ganhou um caminhão e um trator. Ansioso para retirar o brinquedo da caixa ele pediu ajuda. Depois de se livrar da embalagem esqueceu-se do mundo ao passear com o brinquedo pelo chão do átrio.

"Para eles é um sonho, um momento diferente fora da escola. É um dia que ficará marcado na vida de cada um", resumiu a diretora da escola João Bayer Sobrinho, de Nova Trento, Lilian Cristiani Fontanelli. A voluntária do Círculo Bom Samaritano, Ondina Krieger Voltolini, concorda: "Para nós esse evento é muito importante, pois são crianças carentes. É um momento diferente do que estão acostumados", comentou. "Acho que eles nunca ganharam presentes tão lindos quanto esses. A Unifebe está de parabéns", emendou a diretora da Escola Maria Luiza da Silva Dias, de Botuverá, Maria Marcadelli.

A acadêmica de Administração e funcionária da Unifebe, Aline de Souza, participou pela terceira vez do Natal Solidário. "É lindo esse momento, porque não sabemos como será o Natal de cada um em casa", comentou.

Apresentações
O evento foi dividido em duas etapas, a partir da 8h30 e 14h, por conta da quantidade de crianças das 12 diferentes instituições de ensino beneficiadas. Pela manhã os alunos do Círculo Bom Samaritano apresentaram ao público a música "Quero ver você não chorar", enquanto as crianças da Escola Santa Terezinha interpretaram as canções "Hoje é Noite de Natal e Botei meu Sapatinho". A música "Sinos de Natal" foi cantada pelos estudantes da Escola Alexandre Merico e a Escola João Bayer Sobrinho, de Nova Trento, emocionou com "Ave Maria". Já as crianças das escolas Maria das Dores Cipriani e Monsenhor José Locks, de São João Batista, apresentaram a música "Noite Traiçoeira". Por último, os alunos da Escola Hermínia Alves Reis, de Canelinha, encantaram a todos com a música "Marcas do que se foi".

A tarde também foi recheada de apresentações. "Natal das Crianças" foi o tema escolhido pelos alunos da Escola Professora Maria Luiza da Silva Dias e "Eu adoro a noite de Natal" pelos estudantes da Escola Águas Negras, ambas de Botuverá. Alunos da Osvaldo Ludovico Fuckner, de Guabiruba, interpretaram a música "O melhor presente". Já a Escola Aninha Pamplona Roza, de Gaspar, preparou a canção "Natal Mágico" para o evento. Quem encerrou as apresentações foi a Escola Ângelo Dognini, com "Encantando o Natal".

Papai Noel acompanhou a execução de todas as músicas e aplaudiu as crianças. Antes de se despedir ele deixou uma mensagem: "Natal é uma palavra tão curta quanto doce e carinhosa. O Natal é um dia especial por seu o dia do menino Jesus. Desejo muita paz a todos".

Texto: Thayse Helena Machado

Parceria une UNIFEBE e Brusque Convention & Visitors Bureau

01 de abril de 2013
2º Recital de Canto Lírico neste sábado