notícias colégio
Notícias
12 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Empresa brusquense recebe propostas de melhorias de acadêmicos da UNIFEBE

Atividades fizeram parte do Semear, programa de Curricularização da Extensão dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais

O programa de Curricularização da Extensão dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, o Semear, aproximou acadêmicos da rotina de operação da Fiel Limpeza. Após análise e imersão nas práticas da empresa, que conta com cerca de 20 anos de atuação, os grupos foram desafiados a propor soluções para melhorias de processos e resultados, de forma criativa e viável.

Com o trabalho “Inovação Organizacional: Produtividade e Economia, Sachês de Diluição e Controle de Movimentação”, a equipe de Adriel da Conceição, Beatriz Loffi, Matteus Tomaz Beuting, Patrícia Ribeiro de Lima, Paulo Victor Lourenço Vila Nova e Thayanne Souza da Silva foi escolhida a campeã da atividade.

Os projetos para a edição do programa Semear, dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, poderiam ser desenvolvidos em três linhas temáticas. Em Inovação na Experiência do Consumidor foi abordado desenvolvimento de novas experiências e estratégias para melhorar a interação com os clientes. Neste caso, criar vínculos mais fortes e duradouros entre ambos.

Também era possível produzir propostas baseadas em Inovação na Cadeia de Fornecimento e Produção. No caso, as propostas englobam identificar melhorias nos processos de fornecimento, movimentação e entrega de produtos, além de buscar otimizações na interação com fornecedores. Outra possibilidade era a Inovação Organizacional, envolvendo mudanças estruturais e operacionais na empresa, incluindo desde estratégias de mercado, gestão de pessoas a desenvolvimento organizacional.

“A Curricularização foi uma semana muito bem aproveitada e extremamente necessária, pois tivemos a chance de pôr em prática, com um case de uma empresa já consolidada no mercado, a teoria que vemos em sala de aula”, descreve a acadêmica Beatriz Loffi.

A acadêmica destaca a atuação em equipe, criatividade e argumentação desenvolvidas na atividade. De acordo com ela, o projeto conseguiu desenvolver ideias sustentáveis, aliado a uma visão de aumento da lucratividade para a empresa.

Imersão e aprendizado

A experiência gerada com o contato com a rotina da empresa, assim como a série de atividades desenvolvidas como parte da Curricularização da Extensão dos cursos, é destacada pelo coordenador de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy. Segundo ele, os projetos de Curricularização da Extensão são de grande importância no processo formativo profissional dos acadêmicos e servem de oportunidade de aproximação com profissionais atuantes nos diferentes setores do mercado.

“Além de situar o nosso acadêmico no contexto atual de mercado, possibilita interagir diretamente com profissionais e gestores em atividade de diversos segmentos, e ainda, analisar e sugerir alternativas criativas e inovadoras nos processos administrativos das organizações envolvidas”, descreve.

Ao longo das duas semanas, oficinas de design thinking, workshops de prototipagem e testes, e sessões de feedback com profissionais e professores da área fizeram parte da imersão vivenciada pelos acadêmicos. “Essa abordagem colaborativa e hands-on permitiu que os estudantes desenvolvessem propostas de inovação alinhadas com as necessidades reais da empresa, ao mesmo tempo, em que adquiriam habilidades essenciais para sua futura carreira profissional”, relata o professor Leonardo Anésio.

Segundo o professor, o modelo de parceria entre instituição de ensino e empresa representa uma alternativa benéfica. “Demonstra o poder da inovação aberta como uma estratégia para impulsionar o crescimento e a competitividade no mercado empresarial atual”.

Os resultados dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos e seu detalhamento também colaboraram na produção de conhecimento acadêmico-científico, com a produção de resumos expandidos. “Esse documento detalhou os resultados relevantes encontrados durante o processo do programa, fornecendo insights valiosos para a comunidade acadêmica e empresarial interessada em inovação e gestão”, indica o professor.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Design de Moda participa do SC Brusque Fashion – 2007.2

Curso de Design de Moda participa do SC Brusque Fashion – 2007.2


08 de novembro de 2007
Acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE ministram aula durante Estágio Supervisionado
Letras/Inglês

Acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE ministram aula durante Estágio Supervisionado


09 de julho de 2024
Estudantes de Design Gráfico desenvolvem embalagens para mix de sucos
UNIFEBE

Estudantes de Design Gráfico desenvolvem embalagens para mix de sucos


15 de dezembro de 2014
Skip to content