Projetos são destinados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve dois projetos aprovados pelo Fundo da Infância e Adolescência – FIA. O primeiro é voltado para o desenvolvimento comportamental moral como forma de prevenir comportamentos antissociais em crianças do ensino fundamental, e o segundo é direcionado para a redução da exposição da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social por meio da prática esportiva.
O projeto “Prevenção a Comportamento Antissociais” é voltado para desenvolver o comportamento moral como forma de prevenir comportamentos antissociais em crianças do ensino fundamental, que frequentem a escola no bairro da Limeira. Estão programados encontros temáticos abordando os principais aspectos relacionados à prevenção desse tipo de comportamento. O projeto prevê a integração com os pais e professores. Segundo o coordenador do curso de Psicologia da UNIFEBE e responsável pelo projeto, Ademir Bernardino da Silva, esse trabalho se torna mais eficaz com crianças de até 9 anos, por isso a escolha desse público para o desenvolvimento do projeto. “Este é um projeto piloto e no qual pretendemos levantar dados que comprovem a mudança de comportamento em crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social por meio do envolvimento dos pais e professores, unindo forças para um resultado eficaz”, afirmou.
Também serão trabalhados com as crianças os temas que abordam a polidez, a mentira, obediência, honestidade, amizade, expressão dos sentimentos, vergonha e culpa, reparação de danos e perdão, justiça e generosidade. O projeto tem a duração de nove meses.
“Legado de Campeões – UNIFEBE” é o outro projeto aprovado e tem como objetivo contribuir para a redução da exposição da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, proporcionado o contato com a prática esportiva, social e cultural, por meio de ações socioeducativas, garantindo assim, a inclusão social e a defesa dos direitos à cidadania, além de contribuir com a diminuição dos índices de violência nas comunidades em que pertencem.
O projeto destina-se a Crianças de 7 a 12 anos e a adolescente na faixa etária de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, sendo divididos em turmas no turno da manhã e no turno da tarde, totalizando 120 adolescentes por projeto. Eles serão encaminhados pelo município por meio da Secretaria de Assistência Social, articulada com a rede social assistencial, de saúde e educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, Associações de Moradores e Entidades de Representativas.
O Projeto Legado de Campeões – UNIFEBE é baseado em seis lemas: esforço para a formação de um caráter saudável; fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; desenvolver a persistência e o esforço; respeito acima de tudo; conter o espírito de violência e melhor qualidade de vida e saúde.
Segundo o coordenador do projeto, Olavo Laranjeira Telles da Silva, este é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. “Esse projeto reúne professores e acadêmicos da UNIFEBE, e se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, com objetivo de contribuir para redução da exposição da criança/adolescente em situação de vulnerabilidade social”, afirma.
A duração do projeto é de oito meses e irá contemplar 120 crianças e adolescentes. Ambos os projetos têm início previsto para maio deste ano.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social