notícias colégio
Notícias
02 de abril de 2013

UNIFEBE tem projetos aprovados pelo FIA

Projetos são destinados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve dois projetos aprovados pelo Fundo da Infância e Adolescência – FIA. O primeiro é voltado para o desenvolvimento comportamental moral como forma de prevenir comportamentos antissociais em crianças do ensino fundamental, e o segundo é direcionado para a redução da exposição da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social por meio da prática esportiva.


O projeto “Prevenção a Comportamento Antissociais” é voltado para desenvolver o comportamento moral como forma de prevenir comportamentos antissociais em crianças do ensino fundamental, que frequentem a escola no bairro da Limeira. Estão programados encontros temáticos abordando os principais aspectos relacionados à prevenção desse tipo de comportamento. O projeto prevê a integração com os pais e professores. Segundo o coordenador do curso de Psicologia da UNIFEBE e responsável pelo projeto, Ademir Bernardino da Silva, esse trabalho se torna mais eficaz com crianças de até 9 anos, por isso a escolha desse público para o desenvolvimento do projeto. “Este é um projeto piloto e no qual pretendemos levantar dados que comprovem a mudança de comportamento em crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social por meio do envolvimento dos pais e professores, unindo forças para um resultado eficaz”, afirmou.


Também serão trabalhados com as crianças os temas que abordam a polidez, a mentira, obediência, honestidade, amizade, expressão dos sentimentos, vergonha e culpa, reparação de danos e perdão, justiça e generosidade. O projeto tem a duração de nove meses.

 

“Legado de Campeões – UNIFEBE” é o outro projeto aprovado e tem como objetivo contribuir para a redução da exposição da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, proporcionado o contato com a prática esportiva, social e cultural, por meio de ações socioeducativas, garantindo assim, a inclusão social e a defesa dos direitos à cidadania, além de contribuir com a diminuição dos índices de violência nas comunidades em que pertencem.


O projeto destina-se a Crianças de 7 a 12 anos e a adolescente na faixa etária de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, sendo divididos em turmas no turno da manhã e no turno da tarde, totalizando 120 adolescentes por projeto. Eles serão encaminhados pelo município por meio da Secretaria de Assistência Social, articulada com a rede social assistencial, de saúde e educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, Associações de Moradores e Entidades de Representativas.


O Projeto Legado de Campeões – UNIFEBE é baseado em seis lemas: esforço para a formação de um caráter saudável; fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; desenvolver a persistência e o esforço; respeito acima de tudo; conter o espírito de violência e melhor qualidade de vida e saúde.


Segundo o coordenador do projeto, Olavo Laranjeira Telles da Silva, este é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. “Esse projeto reúne professores e acadêmicos da UNIFEBE, e se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, com objetivo de contribuir para redução da exposição da criança/adolescente em situação de vulnerabilidade social”, afirma.


A duração do projeto é de oito meses e irá contemplar 120 crianças e adolescentes. Ambos os projetos têm início previsto para maio deste ano.

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Estudantes de Pedagogia estudam clássico infantojuvenil no cinema
UNIFEBE

Estudantes de Pedagogia estudam clássico infantojuvenil no cinema


07 de abril de 2015
Declarações de palestra sobre Tingimento já estão disponíveis no site

Declarações de palestra sobre Tingimento já estão disponíveis no site


26 de outubro de 2012
Ação da Campanha de Sustentabilidade é neste sábado – 25-03-2011

Ação da Campanha de Sustentabilidade é neste sábado – 25-03-2011


25 de março de 2011
Skip to content