26 de fevereiro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Base Nacional Comum Curricular é tema do Integra Pedagogia

Aula inaugural do curso reuniu veteranos e calouros.

Calouros e veteranos do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) se reuniram na noite do dia 18 de fevereiro, para tratar de um assunto importante e atual: a Base Nacional Comum Curricular. O debate marcou a 2ª edição do Integra Pedagogia, a tradicional Aula Magna promovida pelo curso.

O evento realizado no auditório do Bloco C da instituição contou com a presença de professores, da coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, e do Pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Para abrir o debate, a professora e Secretária Municipal de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, discorreu sobre “A proposta BNCC: objetivos e metas para se alcançar com sucesso”.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, os professores são os principais agentes dessa mudança. Por isso, a importância de falar sobre o assunto para calouros e veteranos do curso de Pedagogia, pois muitos já estão inseridos no mercado de trabalho, como monitores, professores auxiliares, além disso, os acadêmicos são envolvidos em pesquisas de campo, promovidas já na 1ª fase; e nos Estágios Supervisionados, a partir da 5ª fase.

“Se todos os segmentos da educação tiverem como princípio a compreensão desse Documento, o planejamento diário da prática pedagógica e a formação contínua dos educadores, a implementação atingirá suas metas”, enfatiza.

Após a palestra, os acadêmicos participaram de atividades de integração no Laboratório de Movimento Humano, com a oficina “Corporeidade e Música”, ministrada pelo professor Gerson Luís Morelli (Keka).

“A noite foi muito especial, pelo acolhimento, aprendizagem, trocas, integração, amor e alegria entre acadêmicos e professores, princípios da Pedagogia da UNIFEBE”, conclui Kormann.

Para a acadêmica Janaína Kuester, da 3ª fase, a integração foi um momento de acolhimento e aprendizagem para todas os estudantes, oportunizando conhecer um pouco mais sobre a Base Nacional Comum Curricular, que é essencial para a educação atual.

Agenda da Semana – De 13 a 18 de julho

13 de julho de 2015