30 de setembro de 2011

Encerra nesta sexta-feira Semana de Ciências Contábeis

O professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo (USP) encerra nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Semana de Contabilidade – Secont 2011 do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Ele ministra a palestra "IFRS para Micro e Pequenas Empresas" no Anfiteatro da Instituição, Centro de Brusque. O evento é aberto à comunidade e alimentos não perecíveis estão sendo recolhidos para serem enviados aos atingidos pela enchente de setembro.

A Secont iniciou na quarta-feira, 28, com a palestra "Formação Profissional após a Graduação", ministrada pela doutora e professora da Universidade Regional de Blumenau – Furb, Ilse Maria Beuren. Ela falou sobre as inovações tecnológicas na área, novas exigências do Fisco, alterações na lei das Sociedades por Ações, entre outros temas. "Nunca fomos tão questionados como atualmente. Temos que estar preparados", frisou ela, ressaltando que não basta saber coisas técnicas, é preciso entender de gestão.

A abertura do evento contou com a presença do reitor, Günther Lother Pertschy, vice-reitor, Alessandro Fazzino, pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, presidente do Conselho Curador da FEBE, Halisson Habitzreuter, representante do Sindicato dos Contabilistas de Brusque, Claudio Roberto Bonamente, delegado do CRC de Brusque, Cassiano Bambinetti, coordenador do curso de Ciências Contábeis, Edemir Manoel dos Santos, presidente do Centro Acadêmico do curso, Carlos Bartolomeu da Silva Filho, além de professores, estudantes e pessoas da comunidade.

Ética na profissão
Na quinta-feira, 29, o Secont abordou a ética e responsabilidade profissional. O assunto foi ministrado pelo contador, bacharel em Direito e pós-graduado em Auditoria, Sérgio Faraco. Divertido, o palestrante atraiu a atenção mesclando histórias engraçadas com fatos importantes sobre o tema. "Eu não vejo contador pobre ou sem emprego. Estamos vivendo um momento maravilhoso", disse Faraco, que preside o CRC.

"Não deixem de estudar. Conhecimento é tudo. Está comprovado que quem não estuda terá dificuldades mais à frente", enfatizou.

Conforme o coordenador do curso, professor Edemir Manoel dos Santos, o evento está correspondendo às expectativas. "Tivemos praticamente 90% dos alunos presentes e mais integrantes da comunidade", frisa Santos. Ele também destaca que os temas centrais do evento são os desafios da contabilidade.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Comunicado Nº 18/10 Resultado I Mostra de artes visuais “Unifebe no seu melhor ângulo”

22 de setembro de 2010
Edital 003/2006 – Ações de Extensão para 2007