24 de outubro de 2008

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão é sucesso na Unifebe

Nos dias 21 e 22, a Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou mais uma edição do ENPEX – Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. Com a proposta de reunir comunidade acadêmica, instituições parceiras e comunidade em geral para discutirem ações de extensão e projetos de iniciação científica, o evento foi considerado um grande sucesso ao alcançar sua meta.

O debate com o tema "O papel da pesquisa e extensão no ensino de graduação e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade" marcou o primeiro dia, no qual participaram o gerente de educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Guilherme Marchewsky, o gerente do SESC, Edemar Luiz Aléssio, o presidente da Acib, Aliomar Luciano dos Santos, e o presidente da Ampe, Luiz Carlos Rosin.

Na ocasião, também foi realizado o lançamento da Revista da Unifebe 2008, feito pela presidente do Conselho Editorial, Maria Salete Daros de Souza. A obra reúne 19 artigos científicos redigidos por professores e alunos da Unifebe e de outras instituições. A publicação de divulgação científica com caráter multidisciplinar tem como objetivo divulgar o resultado de estudos e pesquisas.

"Da credibilidade que goza a Revista resulta o crescente interesse de candidatos a publicação, totalizando em 2008, 34 artigos submetidos, incluindo-se os de outras universidades, o que nos legitima cada vez mais, pois amplia nosso diálogo com a comunidade científica", afirmou Maria Salete.

O evento reuniu, no Auditório do Bloco C, acadêmicos, professores, coordenadores e comunidade, além de autoridades como a reitora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, o vice-reitor Antônio Carlos Schlindwein, a pró-reitora de ensino de graduação Heloisa Maria Wichern Zunino, entre outros.

"Este evento significa um passo adiante em nossa caminhada, no sentido de qualificar os processos de formação que nós desenvolvemos no âmbito de nossa Instituição", afirmou a reitora.

Apresentações de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, realização das oficinas de "Voz e Movimento", com o regente do Coro da Unifebe, Sérgio Westrupp; "Dança", com o docente Marco Aurélio da Cruz Souza; "Produção de Texto Acadêmico", com a professora Maria Goreti Mafra e "Empreendedorismo: a Incubadora de Base Tecnológica da Unifebe", com o professor Roberto Heinzle, além da exposição de trabalhos e livros encerraram o ENPEX que contou com grande participação de público.

Mais informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com a supervisora de pesquisa, Luciane Ângela Nottar Nesello, pelo e-mail proppex@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211 7227.

Enpex

Fotos e Texto: Daniela Burgonovo

Semana de Pedagogia aborda o desenvolvimento profissional

27 de outubro de 2010