Mesmo a poucos dias do início do semestre letivo 2026.1, o Curso de Enfermagem da UNIFEBE marcou presença na Feira do Calçado de São João Batista (FECASJB), com serviços de saúde para expositores e público geral neste sábado, 31. A atividade contou com as acadêmicas Nicoli Klann e Lorena Sartori, que, sob supervisão da coordenadora do curso, professora Aline Sturmer, atenderam 120 pessoas em três horas.
De forma gratuita, as acadêmicas ofereceram aferição de pressão arterial, glicemia capilar e tipagem sanguínea. Esses serviços oferecidos possibilitam a detecção precoce de alterações relacionadas a diabetes e hipertensão. Além disso, eles fornecem informações básicas sobre o estado de saúde da população, fortalecendo a educação em saúde, incentivando o autocuidado e conscientizando sobre a doação de sangue.
“Foi nossa primeira ação de 2026, mesmo sem as aulas nem terem começado”, destaca a professora.
“Antes de confirmarmos nossa presença no evento, tive o receio de não podermos participar, já que o semestre letivo ainda não havia começado. Porém, conversando com a professora Aline e a gestão da UNIFEBE, todos foram muito receptivos à ideia. Isso me deixou ainda mais motivada para iniciar mais um semestre”, celebra a acadêmica Lorena Sartori, da terceira fase.
Foi de Lorena a iniciativa de levar o curso à FECASJB. Natural de São João Batista, ela entrou em contato com a organização do evento, composta pelo Sebrae-SC, a Prefeitura de São João Batista e o Sindicato da Indústria de Calçados (Simcasjb) do município. Então, ela apresentou o Curso de Enfermagem da UNIFEBE e falou sobre as ações realizadas com a comunidade.
“Eu costumo participar dessas ações com muita frequência, praticamente uma vez por mês, mas sempre na comunidade de Brusque. Quando conseguimos estabelecer essa parceria para trazer essa ação para a minha cidade, foi muito gratificante, especialmente para mim, como cidadã. São João Batista tem uma comunidade muito participativa e curiosa. Muitas pessoas que realizavam os exames em nosso estande acabavam buscando outras pessoas para a tipagem sanguínea”, relata.

Sua colega, Nicoli Klann, também está na terceira fase e participa de oportunidades como essa desde a primeira. “São experiências fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional, pois permitem aplicar os conteúdos teóricos e ampliar o contato com a realidade da população”, relata.
Ao longo da atividade, a acadêmica verificou que muitas pessoas não sabiam seu tipo sanguíneo até o atendimento desse sábado. “Isso evidencia a falta de acesso a informações básicas de saúde e reforça a importância desse tipo de ação.”
A participação das alunas de Enfermagem da UNIFEBE na FECASJB teve grande relevância para a promoção da saúde e o cuidado com a comunidade. Por meio dos exames realizados, foi possível orientar os participantes e identificar alterações importantes, como casos de glicemia elevada em pessoas que desconheciam sua condição.
Em nome da organização do evento, a consultora Schirley Elizabeth Booz Sá, do Sebrae-SC, destacou o profissionalismo, a dedicação e o cuidado das alunas. A conscientização foi trabalhada por meio de diversos casos, desde pessoas que descobriram altos níveis de glicemia até a iniciativa de entregar chaveiros com o tipo sanguíneo do paciente.
“Essa iniciativa foi amplamente elogiada pelo público, que reconheceu a importância de conhecer informações básicas de saúde. No domingo, vimos que diversos participantes utilizavam os chaveiros na feira e destacavam o valor da ação.”
A próxima atividade do Curso de Enfermagem com a comunidade será em Brusque: no sábado, 7, na Praça Barão de Schneeburg, integrando a programação do Sábado Fácil, uma ação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque. “Realizaremos as mesmas atividades, oferecendo aferição de pressão, glicemia e tipagem sanguínea”, reforça a professora Aline Sturmer.
