23 de outubro de 2014

Engenharia Civil realiza 4º desafio das Pontes de Macarrão

Com o objetivo de aliar a teoria a pratica, os acadêmicos da 2ª e 3ª fase de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram do 4º Desafio das Pontes de Macarrão. O auditório do bloco C, campus Santa Terezinha ficou lotado para acompanhar o teste de resistência das 25 pontes construídas pelos estudantes.

O desafio segue parâmetros de competições internacionais. Para montar as estruturas, os alunos precisaram seguir algumas regras: utilizar macarrão nº 7 da massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.

As estruturas deveriam ter no mínimo cinco centímetros de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo não poderia ultrapassar a marca de 1 kg.

Durante o primeiro teste de resistência, as pontes tiveram que aguentar o peso de 2 kg por 10 segundos. Depois, cada grupo adicionou o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.

Na 3ª fase do curso, a ponte mais resistente foi construída pelos acadêmicos, André, Pedro, Gelso e Bruno e aguentou 31 kg. Na 2ª fase, a ponte resistiu 22 kg. O trabalho foi feito pelos alunos: Alexandre, Valério e Taynara.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Angela R.Schlindwein, embora o recorde da competição não tenha sido superado, a 4ª edição trouxe modelos diferentes e mais elaborados de pontes. “Os alunos estavam muito entusiasmados, mas o recorde atual ainda é 49,700 kg. Esperamos que no próximo semestre o evento reúna a mesma quantidade e qualidade de pontes, mas esperamos bater o recorde”, diz.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Unifebe altera sua missão