27 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Engenharia de Produção UNIFEBE visita Centro de Distribuição Havan

Acadêmicos da 3ª e 7ª fase participaram da visita técnica em Barra Velha.

No Centro de Distribuição Havan, os acadêmicos de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Brusque observaram in loco, uma série de ações e sistemas, que envolvem a logística de entrega dos produtos nas megalojas da rede.

A visita técnica foi realizada nas disciplinas de Engenharia de Métodos e Organizações do Trabalho e Modelagem e Simulação de Sistemas, ministrada pelo professor Cristiano Chiminelli aos acadêmicos da 3ª e 7ª fase.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo, explica que os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar uma série de processos e sistemas, como os de recebimento das mercadorias, separação e armazenagem de produtos por meio de um sistema computadorizado, software de separação de pedidos e um sistema que define a ordem de carregamento dos produtos para otimizar a entrega.

“Por ser um Centro de Distribuição que precisa atender uma série de lojas ao mesmo tempo, os acadêmicos puderam perceber como as tecnologias e a sistematização de vários processos são essenciais para o cumprimento de prazos e para que o serviço seja realizado da melhor maneira possível. Essa é a função do engenheiro de produção, otimizar processos e recursos, em prol de um excelente resultado”, salienta Wallace.

Para a acadêmica, Milena Cristina Zen, a visita técnica superou as expectativas. “Nunca tinha presenciado o funcionamento de uma linha de distribuição com tamanha automação que engloba vários produtos diferentes. A visita com certeza agrega muito na nossa formação como engenheiros de produção, tanto para entender a aplicação de ferramentas vistas em sala como para ampliar nossa visão em relação ao mercado”, complementa Milena.

CD Havan

Considerado um dos mais modernos da América Latina, o CDH atende as 150 megalojas da Havan espalhadas por todo Brasil. Localizado em Barra Velha, Santa Catarina, possui mais de 140 mil m² de área construída e conta com 6 quilômetros de esteiras, três transelevadores, robôs criados para o armazenamento automatizado, com capacidade de armazenamento de 72 mil contentores/plalets e dois sorter, sistema de classificação automática de pedidos, com capacidade de separação de 20 mil caixas por hora.

Confira as fotos da visita:

Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes

23 de janeiro de 2009
UNIFEBE reúne secretários de educação municipais