No Centro de Distribuição Havan, os acadêmicos de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Brusque observaram in loco, uma série de ações e sistemas, que envolvem a logística de entrega dos produtos nas megalojas da rede.
A visita técnica foi realizada nas disciplinas de Engenharia de Métodos e Organizações do Trabalho e Modelagem e Simulação de Sistemas, ministrada pelo professor Cristiano Chiminelli aos acadêmicos da 3ª e 7ª fase.
O coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo, explica que os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar uma série de processos e sistemas, como os de recebimento das mercadorias, separação e armazenagem de produtos por meio de um sistema computadorizado, software de separação de pedidos e um sistema que define a ordem de carregamento dos produtos para otimizar a entrega.
“Por ser um Centro de Distribuição que precisa atender uma série de lojas ao mesmo tempo, os acadêmicos puderam perceber como as tecnologias e a sistematização de vários processos são essenciais para o cumprimento de prazos e para que o serviço seja realizado da melhor maneira possível. Essa é a função do engenheiro de produção, otimizar processos e recursos, em prol de um excelente resultado”, salienta Wallace.
Para a acadêmica, Milena Cristina Zen, a visita técnica superou as expectativas. “Nunca tinha presenciado o funcionamento de uma linha de distribuição com tamanha automação que engloba vários produtos diferentes. A visita com certeza agrega muito na nossa formação como engenheiros de produção, tanto para entender a aplicação de ferramentas vistas em sala como para ampliar nossa visão em relação ao mercado”, complementa Milena.
CD Havan
Considerado um dos mais modernos da América Latina, o CDH atende as 150 megalojas da Havan espalhadas por todo Brasil. Localizado em Barra Velha, Santa Catarina, possui mais de 140 mil m² de área construída e conta com 6 quilômetros de esteiras, três transelevadores, robôs criados para o armazenamento automatizado, com capacidade de armazenamento de 72 mil contentores/plalets e dois sorter, sistema de classificação automática de pedidos, com capacidade de separação de 20 mil caixas por hora.
Confira as fotos da visita: