notícias colégio
Notícias
10 de junho de 2010

Enpex atraiu comunidade acadêmica e externa

O Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex reuniu nos dias 8 e 9 de junho, acadêmicos e professores da Unifebe, além de atrair representantes de outras instituições de ensino e comunidade externa. Na última quarta-feira (9), o campus foi movimentado com a defesa de trabalhos de iniciação científica e a realização das oficinas.

Durante a abertura do evento, dia 8, ocorreram o lançamento da versão eletrônica da Revista da Unifebe e uma mesa-redonda sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. O debate foi mediado pelo professor George Wilson Aiub, tendo como palestrantes Dr. Airton Spis e Dr. Juarês José Aumond. Na mesma noite, ocorreu a avaliação dos trabalhos visuais expostos no Átrio do Bloco A.

Já na quarta-feira, dia 8, a noite foi intensa com a realização de sete oficinas e a defesa dos trabalhos orais nas salas de aula dos blocos A e C. Tanto os trabalhos orais quanto os visuais abordaram temas diversos, sendo que, professores e acadêmicos da Unifebe e de instituições parceiras aproveitaram a oportunidade para expor suas ideias e trocar informações.

A professora do curso de Direito, Elaine Gonçalves Weiss de Souza, apresentou o trabalho intitulado "A notificação do lançamento de IPTU e a súmula 397 do STJ". Desde que ingressou na Unifebe, a professora participa do Enpex. Para ela, a interdisciplinaridade é um dos fatores mais enriquecedores proporcionado pelo Encontro já que, são apresentados trabalhos com temas, áreas e abordagens bastante diferentes.

As acadêmicas da 1ª fase de Pedagogia, Heloysa Zunino, Jéssica Vanessa Groh, Jéssica Elisa Pruner, Geisilaine Bacca e Vanessa Wippel, enfrentaram o desafio de participar do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão já no primeiro ano de graduação. Elas confessam que antes de apresentar o trabalho "Jogos e brincadeiras que estimulam a coordenação motora, o intelectual e o social da criança" estavam bastante ansiosas com os resultados. Porém, depois da defesa, concluíram que a experiência valeu à pena: "Esta experiência foi muito positiva. Tivemos a oportunidade de defender nosso ponto de vista, além de exercitarmos a fala em público", destaca Geisilaine.

Representantes de outras instituições também se fizeram presentes, é o caso da acadêmica da 7ª fase do curso de Educação Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Camila da Cunha Nunes, que apresentou o trabalho "A construção da consciência corporal". Esta foi a segunda vez que ela defendeu trabalho no Enpex. Camila conheceu o evento através da indicação de um professor. Para ela, é a partir destas participações que o aluno amplia seu campo de conhecimento e inicia sua trajetória para seguir carreira acadêmica.

O evento contemplou as seguintes oficinas: Elaboração de Projetos de Iniciação Científica; Atividade Física e qualidade de vida; A reforma ortográfica no texto acadêmico; Meio Ambiente e leis ambientais; Relacionamento interpessoal nas organizações; Elaboração de currículo e como se comportar em entrevista de emprego; Vitrinismo: em busca de material sustentável na elaboração de projetos.

Larissa Cristina Torresani e Jenifer Poffo, da 5ª fase de Pedagogia, participaram da oficina "A reforma ortográfica no texto acadêmico", ministrada pela professora Márcia Maria Junkes. Elas afirmaram que a oficina foi válida e os conhecimentos adquiridos serão aplicados já que ambas ainda não se adaptaram às mudanças propostas pela reforma.

A oficina de Vitrinismo, sob responsabilidade da professora Roberta Del Vechio de Oliveira e Silva, reuniu diversos alunos e interessados no assunto. Paula Cabral, acadêmica da 7ª fase de Design de Moda, acrescentou que a oficina trouxe informações pertinentes principalmente por relacionar o tema à questão da sustentabilidade. "Este evento é fundamental para a socialização do conhecimento. Penso que houve uma evolução, a cada ano o Enpex ganha mais força", disse.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Unifebe em Sábados de Lazer começa neste sábado

Unifebe em Sábados de Lazer começa neste sábado


15 de maio de 2008
Projeto “Rotas do Itajaí” chega a Foz do Iguaçu com dia cheio de atividades
UNIFEBE

Projeto “Rotas do Itajaí” chega a Foz do Iguaçu com dia cheio de atividades


07 de dezembro de 2015
Pedagogia UNIFEBE recebe professoras da Rede Municipal de Ensino de Brusque
Pedagogia

Pedagogia UNIFEBE recebe professoras da Rede Municipal de Ensino de Brusque


05 de dezembro de 2023
Skip to content