18 de outubro de 2011

Enpex reúne trabalhos realizados em universidades do sul do país

Trabalhos científicos de acadêmicos do Centro Universitário de Brusque e de universidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão sendo apresentados na Unifebe, campus Santa Terezinha. Em formato de banners expostos no Átrio do Bloco A ou por meio de oficinas, os estudos expostos de maneira visual e oral integram o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), que neste ano contempla a X Jornada de Iniciação Científica e a V Mostra de Extensão.

A abertura do Enpex ocorreu na noite de segunda-feira, 17 de outubro, às 20 horas. Na ocasião, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Heloisa Maria Wichern Zunino, ressaltou a integração entre as universidades comunitárias e o meio em que estão inseridas. "A universidade comunitária tem como foco principal assegurar o acesso as pessoas da comunidade um ensino superior de qualidade pautado em uma perspectiva ética de formação do ser humano, que vai muito além da formação técnica ou intelectual", enfatizou.

Já o reitor, Günther Lother Pertschy, reforçou o caráter científico do encontro. "O evento realizado anualmente com o objetivo de disseminar o conhecimento científico não é apenas um mero encontro para apresentar trabalhos acadêmicos realizados no decorrer do ano, mas sim, mostra o resultado de investigações compostas por diversos temas e áreas de atuação", destacou.

Neste ano, o Enpex tem como tema "Unifebe: a universidade comunitária contribuindo para o desenvolvimento regional". O evento reúne professores, acadêmicos, pós-graduandos, alunos do Ensino Médio e a comunidade acadêmica da região. Para o acadêmico do curso de Pedagogia da Unifebe, Júnior Cesar Mota, essa integração é fundamental na academia. "O Enpex é uma forma de divulgar o trabalho que desenvolvemos durante um longo período", ressaltou.

O evento segue até esta terça-feira, 18, com a apresentação dos temas livres orais e com as seguintes oficinas: Código Ambiental Catarinense; Sustentabilidade: o que você faz conta; A importância da logística para o cliente em um cenário regional; Cinema e ensino: diálogos possíveis e Arte Mural na Unifebe.

Mais informações pelo site ou pelo telefone 3211-7227.

Conheça as instituições que participam do Enpex:

Centro Universitário Barriga Verde – Unibave
Grupo Uniasselvi/Assevim
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Universidade Regional de Blumenau – FURB
Universidade do Vale do Itajaí – Univali
Universidade da Região de Joinville – Univille

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Juíza palestra sobre recuperação judicial e falência
UNIFEBE