12 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Clube de Debates Eloquência, do Colégio UNIFEBE, promove atividade entre estudantes do 9º ano

Atividade extracurricular também envolveu turma do Colégio Feliciano Pires

Uma iniciativa do Colégio UNIFEBE possibilitou que estudantes do 9º ano da instituição e do Colégio Feliciano Pires, participassem de um debate competitivo. A atividade do Clube de Debates Eloquência envolveu cerca de 70 estudantes.

De acordo com o professor Luiz Deschamps, a iniciativa ocorre desde 2021, como uma forma de disseminar o debate competitivo entre escolas de Brusque e região. Ao longo do ano, diferentes atividades foram desenvolvidas com escolas locais e, no caso do Colégio Feliciano Pires, os estudantes do Colégio UNIFEBE participaram da coordenação e instrução dos participantes dos debates.

“Como resultado disso, certamente, para além do exercício da retórica, consegue-se também incutir nos jovens a noção de que todo o debate pode ser um salutar exercício de aprendizado e crescimento pessoal, para além das discussões infrutíferas e, muitas vezes, violentas que se percebe no contexto atual, e, dessa forma, tal iniciativa visa, sobretudo, à disseminação de uma noção de cidadania que engrandeça nossos alunos”, descreve o professor.

A iniciativa é indicada pelo diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow, como uma importante forma de se estimular a cultura do debate e de integração com outros centros de ensino. “O Colégio UNIFEBE tem se tornado em um centro de produção de conhecimento a respeito dos debates escolares e na divulgação da prática, com atividades em outros colégios, ensinando e disseminando a prática do debate”, afirma.

Jovens em debate
Para a estudante do Colégio UNIFEBE, Isadora Loffhagen, a participação no debate proporcionou uma troca de experiências importante para os participantes. Ela foi uma das orientadoras da iniciativa e salienta o desenvolvimento como debatedora após a participação no Clube de Debates.

“Participar da construção desse debate com os alunos foi uma experiência muito enriquecedora, que proporcionou não apenas um espaço para compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano nas nossas práticas nos debates no Colégio UNIFEBE, mas também uma oportunidade para absorver novas perspectivas e aprendizados por meio da interação com os alunos do Feliciano Pires”, descreve.

A prática de debates proporcionada pelas experiências é destacada pela estudante do Feliciano Pires, Ananda Giovanna De Sousa. Além dos treinamentos desenvolvidos com o professor Guilherme Hilário ao longo do ano, ela reconhece a importância de atividades como aulas dedicadas à prática e técnicas de debate.

“Foi um momento de muito aprendizado e, claro, nos rendeu-nos muita diversão, além de ser uma maneira simples e didática de pôr em prática muitos dos ensinamentos que tivemos em treinamentos anteriores ministrados pelo pessoal do Clube de Debates da UNIFEBE”.

Representantes da UNIFEBE se destacam no Desafio Mundial da Natureza Urbana
Sustentabilidade