17 de setembro de 2013

UNIFEBE realiza Seminário sobre Sustentabilidade na Universidade

De 18 a 19 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE realiza o IV Seminário Sustentabilidade na Universidade: desafios à ambientalização nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O evento acontece na cidade de Porto Seguro, Bahia.
Entre os objetivos do seminário estão verificar o estado da arte da incorporação da temática ambiental e da sustentabilidade socioambiental nas Instituições de Ensino Superior, socializar os avanços das universidades brasileiras no que diz respeito à ambientalização e sustentabilidade no currículo, gestão e planejamento territorial dos campi universitários, fortalecer parcerias entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras e ibero-americanas para instituir convênios e programas interinstitucionais de pesquisa sobre a temática da sustentabilidade socioambiental e discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas educacionais e de meio ambiente direcionadas à sustentabilidade no Ensino Superior.
Rede Sulbrasileira de Educação Ambiental – REASul.

Confira a programação completa:
Programação: 18 de setembro – manhã
8h15 – Abertura institucional e apresentação dos participantes. Apresentação dos objetivos e estrutura do evento.
9h00 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme
Palestra 1: Panorama da sustentabilidade nas IES Ibero-Americanas
Orlando Sáenz (Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais da Colombia e ARIUSA)
10h00 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme.
Palestra 2: The Global Universities Partnership on Environment for Sustainability (GUPES) Isabel Martínez (PNUMA)
10h40 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme
11h20 – Diálogo entre os palestrantes e público presente
Relatoras: Mariana R. R. dos Santos e Karina de Toledo Bernardo

18 de setembro – tarde

14h00 às 18h00 GT1 – A incorporação da sustentabilidade socioambiental na gestão e planejamento territorial do campus universitário. Apresentadores: Antônio Nelson Rodrigues da Silva (USP); Eugênio Batista Leite (PUC/MG); Welington B. C. Delitti (USP) Debatedor: Orlando Sáenz (UDCA e ARIUSA) Mediador: Antonio Vitor Rosa (USP) Relatora: Ana Maria de Meira (USP)
GT 2 – A incorporação dos temas Ambiente e Sustentabilidade no currículo da graduação e pós-graduação (ambientalização curricular). Apresentadores: Isabel Cristina de Moura Carvalho (PUC/RS); Aloísio Ruscheinsky (Unisinos); Alessandra Pavesi (UFSCar); Antônio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI);
Debatedor: Carmem Farias (UFRP)
GT 3 – Políticas públicas e institucionais para incorporação dos temas ambiente e sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. Apresentadores: Luiz Antônio Ferraro Junior (Universidade Estadual de Feira de Santana); José Vicente de Freitas (MEC); Dione Kitzmann (FURG); Rita Silvana Santana dos Santos (MEC) Debatedor: Victor Ranieri (USP) Mediadora: Mara Lúcia Figueiredo (UNIFEBE) Relatora: Daniela Cássia Sudan (USP).

Informações e inscrições: universidade.sustentabilidade@gmail.com

Texto: Elizandra Damasceno

UNIFEBE lança Concurso para escolha de Selo e Slogan dos 40 anos

20 de julho de 2012