A primeira competição oficial em que a equipe Baja Pelznickel da UNIFEBE participou, além de conhecimento e cooperação, trouxe resultados positivos para a Instituição. Os estudantes de Engenharia Mecânica estiveram em Pato Branco (PR) de 12 a 14 de outubro, competindo na 16ª Etapa Sul da Baja SAE e conquistaram a 13ª colocação na classificação geral.
Na sexta-feira, 12 de outubro, os Mini Bajas passarem pelas provas de Segurança Estática e Dinâmica. O desempenho do veículo da UNIFEBE na inspeção Estática foi considerado ótimo, já que de 200 itens do regulamento, apenas 12 precisaram ser refeitos. Das 19 equipes que disputaram a prova, a Instituição obteve a quarta colocação.
Também na sexta-feira os grupos apresentaram aos juízes os cálculos e dimensionamentos realizados durante os projetos dos seus Mini Bajas. Após alguns pequenos ajustes, a UNIFEBE foi aprovada para a realização das provas dinâmicas no sábado, 13. O objetivo foi avaliar o funcionamento dos veículos em diversas condições, com destaque para aceleração, velocidade máxima, tração, transposição de terrenos com lama.
Nesta etapa, a Baja Pelznickel ficou na quarta colocação em aceleração máxima. No domingo, 14, a equipe ainda participou do Enduro de Resistência, obtendo a 13ª colocação na classificação geral da Etapa Sul.
O professor orientador da equipe, Misael Dalbosco, enfatiza que o resultado é ótimo considerando que foi a primeira competição dos acadêmicos. Ele ressalta que chamou atenção o clima de cooperação e ajuda mútua dos estudantes.
— Mesmo sendo uma competição, todos se ajudaram e preocuparam-se uns com os outros. Foi uma oportunidade de aprender e de aprimorarmos o projeto. Fomos elogiados pelos juízes pela qualidade de fabricação, de acabamento, e aparência do nosso projeto — salienta.
O acadêmico Luiz Carlos Santana de Freitas, da 6ª fase, destaca que leva aprendizados e uma nova rede de relacionamento da competição.
— Foi uma excelente experiência, recompensadora, em que os participantes cooperam e colaboram para o sucesso de todos. O mais valioso foi a parceria e as habilidades desenvolvidas com o convívio dos grupos — destaca.

Etapa Sul
A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2018. É composta por 12 alunos do curso de Engenharia Mecânica, porém o programa é aberto a acadêmicos de todas as engenharias. O nome da equipe é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.