A ideia de criar um software para cálculo de custos judiciais, que torna mensurável o setor jurídico das empresas, possibilitando que elas tomem as melhores decisões com os recursos financeiros, fez com que a Equipe InovaFEBE vencesse o maior desafio de inovação jurídica de Santa Catarina: o SC Legal Disrupting.
Em uma competição de 48 horas de duração, os acadêmicos de Direito, Design Gráfico, Administração, Engenharia Mecânica, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação da UNIFEBE uniram suas habilidades e conhecimentos e desenvolveram um projeto para a criação de uma ferramenta de tomada de decisão.
A maratona de inovação realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, em um metaverso, visava desafiar os estudantes a empreender em projetos, seguindo a metodologia (Zero to Hero), proposta que entende a jornada a partir das etapas de Ideia, Problema, Validação do Problema, Solução, Validação da Solução, Desenvolvimento da Solução e Pitch.
A acadêmica de Direito, Camila Máyra Lyra Dalagnolli, e o de Administração, Victor Debrassi, representaram a equipe na apresentação do Pitch. Para Camila, participar do SC Legal Disrupting contribuiu para a sua formação pessoal e profissional. “No hackathon somos desafiados a pensar fora da caixa e isso às vezes não é tão simples como parece. A troca de experiências, de conteúdo e de ideias com pessoas de outros cursos foi essencial, pois evidencia a importância do envolvimento de todas as profissões para atingirmos o resultado esperado”, destaca Camila.
Com uma visão voltada à área administrativa, Victor contribuiu com seus conhecimentos adquiridos ao longo da Graduação. “O suporte da UNIFEBE foi essencial para criarmos a ideia do software. O desafio foi instigante e além de atualizar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e administração, todos os participantes puderam desenvolver habilidades e soft skills que, com certeza, serão relevantes para o nosso futuro profissional”, enaltece Victor.
A Solução
Durante toda a competição os estudantes contaram com o suporte de professores e profissionais da área e, até chegar ao resultado final, pesquisaram sobre a problemática e entrevistaram possíveis usuários.
“O problema validado e a solução proposta pela equipe vêm ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho e reafirma a importância dessa cooperação de diversos setores em prol de uma melhoria para a sociedade. Ao ouvir a real necessidade do setor jurídico de diversas empresas eles se propõem a cumprir um papel social das suas futuras profissões”, enfatiza a professora do curso de Direito, Gislaine Carpena.
A plataforma, DataLaw, para tomada de decisão jurídico-administrativo sugerida pelos estudantes capta por meio da Inteligência Artificial – IA, informações de banco de dados, como valor da ação, prazo e índices de correção monetária. A partir de relatórios, permite ao gestor da empresa analisar os fatores econômicos do setor jurídico e tomar a decisão mais eficaz para o contexto atual.
“A proposta da nossa equipe evidenciou o quanto nossos estudantes são capazes de aplicar seus conhecimentos, indo além da sala de aula. A sinergia da equipe foi essencial e o resultado da competição reafirmou o diferencial da UNIFEBE, que sempre busca proporcionar para os nossos acadêmicos, experiências inovadoras e empreendedoras”, avalia a assessora da pró-reitoria de Graduação da UNIFEBE, professora Gissele Prette.
Melhor Inovação Jurídica de Santa Catarina
Ao vencer a competição, além de levar o título de melhor inovação jurídica de Santa Catarina, a Equipe InovaFEBE será premiada com troféu, certificados, dois meses de mentoria e incubação virtual e uma bolsa de 100% do curso Empretec, ofertado pelo Sebrae.
“Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado da equipe. Nossos estudantes são instigados a pensar diferente, a se desafiar, a empreender, e isso contribui para que sejam profissionais mais bem preparados para as adversidades do mercado de trabalho. O resultado da competição vem para coroar uma trajetória de destaque, que inicia ainda na universidade”, parabenizou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.