25 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Equipe InovaFEBE vence o maior desafio de inovação jurídica de Santa Catarina

Criação de software para cálculo de custos judiciais foi a ideia que ganhou a competição SC Legal Disrupting

A ideia de criar um software para cálculo de custos judiciais, que torna mensurável o setor jurídico das empresas, possibilitando que elas tomem as melhores decisões com os recursos financeiros, fez com que a Equipe InovaFEBE vencesse o maior desafio de inovação jurídica de Santa Catarina: o SC Legal Disrupting.

Em uma competição de 48 horas de duração, os acadêmicos de Direito, Design Gráfico, Administração, Engenharia Mecânica, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação da UNIFEBE uniram suas habilidades e conhecimentos e desenvolveram um projeto para a criação de uma ferramenta de tomada de decisão.

A maratona de inovação realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, em um metaverso, visava desafiar os estudantes a empreender em projetos, seguindo a metodologia (Zero to Hero), proposta que entende a jornada a partir das etapas de Ideia, Problema, Validação do Problema, Solução, Validação da Solução, Desenvolvimento da Solução e Pitch.

A acadêmica de Direito, Camila Máyra Lyra Dalagnolli, e o de Administração, Victor Debrassi, representaram a equipe na apresentação do Pitch. Para Camila, participar do SC Legal Disrupting contribuiu para a sua formação pessoal e profissional. “No hackathon somos desafiados a pensar fora da caixa e isso às vezes não é tão simples como parece. A troca de experiências, de conteúdo e de ideias com pessoas de outros cursos foi essencial, pois evidencia a importância do envolvimento de todas as profissões para atingirmos o resultado esperado”, destaca Camila.

Com uma visão voltada à área administrativa, Victor contribuiu com seus conhecimentos adquiridos ao longo da Graduação. “O suporte da UNIFEBE foi essencial para criarmos a ideia do software. O desafio foi instigante e além de atualizar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e administração, todos os participantes puderam desenvolver habilidades e soft skills que, com certeza, serão relevantes para o nosso futuro profissional”, enaltece Victor.

A Solução

Durante toda a competição os estudantes contaram com o suporte de professores e profissionais da área e, até chegar ao resultado final, pesquisaram sobre a problemática e entrevistaram possíveis usuários.

“O problema validado e a solução proposta pela equipe vêm ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho e reafirma a importância dessa cooperação de diversos setores em prol de uma melhoria para a sociedade. Ao ouvir a real necessidade do setor jurídico de diversas empresas eles se propõem a cumprir um papel social das suas futuras profissões”, enfatiza a professora do curso de Direito, Gislaine Carpena.

A plataforma, DataLaw, para tomada de decisão jurídico-administrativo sugerida pelos estudantes capta por meio da Inteligência Artificial – IA, informações de banco de dados, como valor da ação, prazo e índices de correção monetária. A partir de relatórios, permite ao gestor da empresa analisar os fatores econômicos do setor jurídico e tomar a decisão mais eficaz para o contexto atual.

“A proposta da nossa equipe evidenciou o quanto nossos estudantes são capazes de aplicar seus conhecimentos, indo além da sala de aula. A sinergia da equipe foi essencial e o resultado da competição reafirmou o diferencial da UNIFEBE, que sempre busca proporcionar para os nossos acadêmicos, experiências inovadoras e empreendedoras”, avalia a assessora da pró-reitoria de Graduação da UNIFEBE, professora Gissele Prette.

Melhor Inovação Jurídica de Santa Catarina

Ao vencer a competição, além de levar o título de melhor inovação jurídica de Santa Catarina, a Equipe InovaFEBE será premiada com troféu, certificados, dois meses de mentoria e incubação virtual e uma bolsa de 100% do curso Empretec, ofertado pelo Sebrae.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado da equipe. Nossos estudantes são instigados a pensar diferente, a se desafiar, a empreender, e isso contribui para que sejam profissionais mais bem preparados para as adversidades do mercado de trabalho. O resultado da competição vem para coroar uma trajetória de destaque, que inicia ainda na universidade”, parabenizou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Alunos de Pedagogia desenvolvem atividade no CEI Tia Denise

22 de junho de 2010
Acadêmicos de Psicologia realizam visita técnica ao Hospital Santa Teresa

Acadêmicos de Psicologia realizam visita técnica ao Hospital Santa Teresa