25 de agosto de 2015

Estudantes participam de bate-papo com membros da Academia de Letras do Brasil

UNIFEBE recebe evento de Academia de Letras do Brasil

Os acadêmicos da 4ª fase de Administração e da 6ª fase de Pedagogia participaram de um bate-papo com os membros da Academia de Letras do Brasil – subseção Brusque na última terça-feira, 18 de agosto.

O evento foi realizado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha, e contou com a participação da presidente da seccional e escritora Terezinha Andrade Viecelli, e os escritores Marcos Eugênio Welter, Alício Schiestel, Maria Teresinha Debatin e Reinaldo dos Santos Cordeiro.

Terezinha contou sobre sua experiência como escritora, as premiações obtidas com suas obras, os desafios e as emoções de ocupar a cadeira número 1 da subseção Brusque.

Egresso do curso de Filosofia da instituição, o escritor Cordeiro ocupa a cadeira vitalícia de número 10 e contou aos acadêmicos que o grande impulsionador da sua carreira foram os bancos da Universidade.

“Foram entre os livros e artigos científicos em que escrevi os primeiros versos, em minha antiga máquina pica pau (máquina de escrever) ”, conta.

Tais textos não foram publicados, mas o autor os guarda até hoje. Porém sua grande paixão é a escrita de biografias e memórias, das quais eternizou ícones da nossa comunidade regional como Pilolo Schaefer, Cyro Gevaerd, J. Duarte e Famílias Archer e Zucco.

A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, ocupa a cadeira de número 8 e durante sua fala incentivou aos acadêmicos para que escrevam.

Autora do projeto 100 cópias sem custo, disse para que todos aqueles que já têm versos, memórias ou textos escritos que os publiquem, pois temos bons materiais engavetados e que a cultura da escrita precisa ser fomentada.

Para mais informações sobre a Academia de Letras do Brasil subseção Brusque basta entrar em contato pelas redes sociais http://albbrusque.blogspot.com.br/.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ fotos: Arthur Timm
imprensa@unifebe.edu.br