notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Escola de Gaspar recebe visita técnica de acadêmicas da UNIFEBE

Atividade possibilitou conhecer infraestrutura e atuação na escola Sítio Pássaro Encantado

Como parte do componente curricular de Didática, acadêmicas da 2.ª fase do curso de Pedagogia visitaram a Escola Sítio Pássaro Encantado, no Pátio Lagoa, em Gaspar. O roteiro de visita técnica focou na análise da atuação dos educadores, da infraestrutura e da gestão do espaço.
De acordo com a acadêmica Alannis Silva Grigorio de Lana, a visita técnica amplia o repertório pedagógico dos participantes e serviu de inspiração para novas perspectivas acerca da educação infantil. Ela ressalta o respeito à infância, o incentivo à exploração e ao descobrimento, assim como a construção de vínculos como características presentes no trabalho prestado na instituição.
“Senti-me deslumbrada com a experiência de conhecer um espaço tão inspirador e didático. Percebi que ainda é possível sonhar com uma realidade diferente para minhas crianças. Observar cada detalhe daquele lugar foi como enxergar a identidade de cada estudante que ali aprende. Tivemos a oportunidade de vivenciar, na prática, aquilo que a professora Juliana compartilhou em sala de aula.”

A atividade foi acompanhada pela professora Juliana Pedroso Bruns. Segundo ela, o roteiro foi uma possibilidade de os participantes terem contato com práticas pedagógicas consideradas inovadoras, que valorizam a relação com a natureza, a valorização do brincar e a mediação sensível do conhecimento.
As acadêmicas puderam refletir sobre o papel da professora, o protagonismo infantil e a organização dos tempos, espaços e saberes, aprofundando sua compreensão teórica e prática das concepções contemporâneas de ensino-aprendizagem”, salienta.

Vivência prática
A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, reconhece a contribuição que a experiência proporcionou para as acadêmicas. Para ela, ao conhecer metodologias diferenciadas e poder dialogar com profissionais comprometidos com uma educação inovadora, o grupo teve a oportunidade de articular teoria e prática de forma mais significativa.

“O contato com práticas pedagógicas que estimulam a autonomia, valorizam o brincar e respeitam o tempo da infância amplia o olhar das acadêmicas sobre as múltiplas possibilidades de organizar o processo educativo”, descreve.

Ela destaca a possibilidade de fortalecimento da compreensão sobre a rotina da profissão e a didática aplicada. “Esse tipo de vivência amplia o repertório pedagógico e contribui para que as futuras pedagogas se preparem para atuar de maneira sensível, crítica e criativa nos diferentes contextos educacionais”, avalia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE amplia acervo em braile para atender a comunidade
UNIFEBE

UNIFEBE amplia acervo em braile para atender a comunidade


17 de junho de 2016
Cadastro e Questionário do Estudante já podem ser preenchidos pelos acadêmicos inscritos no Enade 2023
Destaque

Cadastro e Questionário do Estudante já podem ser preenchidos pelos acadêmicos inscritos no Enade 2023


02 de outubro de 2023
Alunos de Psicologia trabalham competências com colaboradores da UNIFEBE
Prática

Alunos de Psicologia trabalham competências com colaboradores da UNIFEBE


23 de novembro de 2018
Skip to content