07 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Projeto do Colégio UNIFEBE auxilia alunos na escolha por futura profissão

Oficinas são conduzidas pela psicóloga da instituição

O projeto Trilha das Profissões tem como objetivo orientar os estudantes do Colégio UNIFEBE para a escolha profissional, visando contribuir para a construção da identidade profissional. As oficinas conduzidas pela professora Luzia de Miranda Meurer, psicóloga do colégio, apresentam uma abordagem personalizada e adaptada às necessidades e interesses dos estudantes.

De acordo com a professora Luzia, os encontros contam com atividades dinâmicas e reflexivas, criando um ambiente propício para que os alunos possam explorar suas habilidades e aspirações. “A realização da orientação profissional com estudantes do Ensino Médio é importante, pois é durante esse período que eles vão se deparando com a escolha da sua futura profissão e para tanto, necessitam de autoconhecimento. Quanto menor forem as ansiedades e dúvidas que esses adolescentes possuam referente a própria escolha profissional, melhor eles ingressarão no mercado de trabalho”, aponta a professora.

Conforme a psicóloga, o processo de escolha inicia-se na adolescência, período de busca de si mesmo, busca de uma identidade, período de questionamentos. “É um período da vida muitas vezes chamado de nascimento existencial, em que muitos aspectos da identidade adulta já começam a ser definidos, como a sexualidade, a vida afetiva e a escolha de uma profissão”, observa.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, elogia a iniciativa e ressalta a importância de proporcionar aos alunos ferramentas para uma escolha consciente e bem fundamentada. “O projeto Trilha das Profissões é um pilar fundamental na formação integral dos estudantes, permitindo que eles direcionem suas energias e esforços de maneira mais assertiva e satisfatória”, garante o diretor.

O projeto é desenvolvido com os três anos do Ensino Médio e tem cinco etapas: sensibilização para a importância da escolha profissional, autoconhecimento, busca pelo conhecimento dos cursos, aproximação do mercado de trabalho e avaliação do processo.

Resultado Final do Processo Seletivo Docente para o 2º Semestre Letivo de 2009

16 de julho de 2009