18 de maio de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Escritor Marcelo Labes palestra para os acadêmicos de Letras- Inglês da UNIFEBE

Conversa virtual foi realizada na última quinta-feira (13).

O escritor Marcelo Labes, conversou virtualmente na última quinta-feira (13), com os acadêmicos da 4ª fase de Letras-Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Marcelo, que é poeta e prosador, falou com os estudantes sobre a produção literária, a partir de sua vivência autoral, durante a aula da disciplina de Teoria Literária I, ministrada pela professora Maria Salete Daros de Souza.

“A disciplina Teoria Literária I é considerada como o ponto de partida para os nossos acadêmicos compreenderem as minúcias da sistematização da Literatura como área do conhecimento”, ressalta a coordenadora de Letras-Inglês da UNIFEBE, professora Rosana Paza.

De acordo com a professora da disciplina, Maria Salete Daros de Souza, a palestra ampliou o contato dos estudantes com a temática. “A conversa contribuiu para acirrar o gosto pela leitura e pela literatura, e para refletir sobre a importância da formação de leitores, um dos objetivos do curso de Letras, qual seja, preparar profissionais para atuarem como professores e formadores de leitores em escolas públicas e particulares”, enfatiza Maria Salete.

A acadêmica da 4ª fase, Suzan Milena Carolino, é adepta da escrita e saiu da palestra com ainda mais gosto pela leitura. “Espero passar isso para os meus futuros alunos, para que eles se tornem leitores ativos e se inspirem nas obras de escritores como Marcelo, que é tão próximo de nós. Depois da palestra tive mais certeza de que quero continuar escrevendo e quem sabe até me inspiro e lanço meu próprio livro”, destaca Suzan.

O autor
Escritor de Blumenau, Marcelo Labes recebeu importantes prêmios literários. Em 2020 ficou em primeiro lugar no Prêmio São Paulo de Literatura, com o melhor romance de ficção de estreia e em segundo lugar no Prêmio Machado de Assis, com o romance “Paraízo-Paraguay”, da editora Caiaponte. Já em 2019 foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Poesia, com a obra ‘Enclave’, da editora Patuá.

Fazem parte de sua vasta produção literária as obras, ‘Falações’ de 2008, ‘Porque Sim Não é Resposta’ de 2015, ‘O Filho da Empregada’ e ‘Trapaça’ de 2016, ‘Enclave’ e ‘O Poeta Periférico’ de 2018, ‘Poemas de Condomínio’ e ‘Antissonetos & outras formas’ de 2019, ‘Três porcos’ de 2020 e ‘Amor de bicho’ de 2021.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Ética na Administração

29 de março de 2012
Acadêmicos de PP apresentam trabalhos relacionados à arte erudita, popular e de massa

04 de junho de 2014
UNIFEBE lança campanha de doação de livros de literatura infantil para escolas afetadas no Rio Grande do Sul
Universidade Comunitária

13 de junho de 2024