15 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Escritório de arquiteto renomado internacionalmente é apresentado aos estudantes em visita técnica

Espaço foi projetado em containers e está localizado em Itajaí

O escritório de arquitetura construído em quatro containers chama a atenção de quem passa por Itajaí. O espaço foi apresentado aos estudantes da 3ª fase de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, pelo próprio arquiteto e proprietário do empreendimento, Rodrigo Kirck. Na visita técnica, o profissional renomado internacionalmente, revelou em detalhes a estrutura e o funcionamento do espaço.

“Os acadêmicos puderam ampliar significativamente seus conhecimentos sobre as possibilidades arquitetônicas e construtivas dos containers, além de compreender a importância da sustentabilidade e da eficiência energética na arquitetura contemporânea. Foi uma oportunidade única para os estudantes aprenderem com um profissional experiente e renomado no campo da arquitetura”, salienta o coordenador do curso, professor Marcelius de Oliveira de Aguiar.

O escritório

Logo no Hall de entrada os acadêmicos puderam ver um ambiente industrial contemporâneo, dividido em sala de reuniões, lavabos e copa. A escolha do Modulor como sistema de medidas para essa construção foi uma decisão estratégica, pois permitiu que a arquitetura e o design se unissem para criar um espaço funcional e harmonioso. A preocupação com as proporções humanas e a utilização da matemática e da sequência de Fibonacci garantiram que cada detalhe fosse pensado com precisão, resultando em um ambiente elegante e moderno.

Ao entrar na sala de reunião, os estudantes apreciaram a decoração minimalista, cuidadosamente planejada para valorizar os elementos brutos da arquitetura industrial, que contribuíram para a criação de um espaço único e sofisticado. A iluminação estrategicamente posicionada realça as características únicas dos materiais utilizados na construção do espaço, como o concreto e o aço, criando um jogo de luzes e sombras que enriquece ainda mais a experiência. O resultado é um ambiente que transmite seriedade e sobriedade, perfeito para reuniões de negócios importantes em que cada detalhe conta.

O ambiente das estações de trabalho, localizadas no piso superior da empresa, foi projetado para o desenvolvimento de projetos inovadores. Isso ocorre porque a proximidade física dos colaboradores facilita a troca de ideias e a colaboração mútua, fatores essenciais para os processos criativos. Além disso, a utilização de maquetes produzidas em impressoras 3D permite uma visualização mais precisa e detalhada do projeto, contribuindo significativamente para sua qualidade e eficiência.

Outra medida adotada pela empresa que merece destaque é a cobertura com telhado verde, um recurso sustentável que promove o conforto térmico do ambiente. Isso resulta em uma redução significativa do consumo energético e proporciona um espaço mais agradável e saudável para os trabalhadores.

“Essas escolhas demonstram claramente o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com o bem-estar daqueles que frequentam o local. É importante ressaltar que essa postura responsável não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também agrega valor à imagem institucional diante de seus clientes e parceiros comerciais”, complementa o professor do componente curricular Projeto Arquitetônico: residencial, professor Marcelius de Oliveira de Aguiar.

Para o arquiteto, Rodrigo Kirck, a experiência certamente contribuiu para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos. “Agora eles possuem uma visão mais ampla sobre as possibilidades criativas e sustentáveis na área da arquitetura. É gratificante ver instituições educacionais proporcionando essas oportunidades valiosas para seus alunos”, enfatiza Rodrigo.

A acadêmica da 3ª fase, Maila Ferreira, saiu da visita técnica inspirada e cheia de ideias para aplicar em futuros projetos. “Além de visualizarmos detalhadamente esse projeto incrível, Rodrigo nos falou sobre sua vida profissional, sobre a importância de valorizarmos todos os aprendizados adquiridos ao longo da Graduação e de, realmente, traçarmos um objetivo para a nossa vida. Saímos de lá entusiasmados e com ainda mais vontade de aplicar os novos conhecimentos”, conclui Maila.

Confira a foto da visita:

Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional

02 de setembro de 2011