Os estandes da 7.ª edição da Feira Tecnológica da Construção Civil – Fairtec foram os cases da atividade realizada com os estudantes da 4.ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE. Na visita técnica, idealizada no componente curricular de Conforto Ambiental, pela professora Alexssandra da Silva Fidelis, os acadêmicos foram convidados a fazer uma análise aplicada ao conforto ambiental e sustentabilidade.
Antes de realizar a análise, os alunos participaram da palestra ministrada no evento pelo professor da UNIFEBE, Elias Riffel. Em sua fala, o engenheiro civil tratou das técnicas construtivas e materiais sustentáveis. Na sequência, os alunos acompanharam a mesa-redonda sobre o tema, que contou com a participação das professoras Vivian Siffert Wildner, Tamily Roedel e com o professor Marcelius Oliveira de Aguiar. Ao final, os acadêmicos visitaram os estantes da Feira para observar as propostas que prezavam pelo conforto ambiental e pela sustentabilidade.
A professora Alexssandra elucida que, durante as aulas do componente curricular, os acadêmicos são introduzidos aos princípios da arquitetura de conforto ambiental, com foco na diminuição do consumo de combustíveis fósseis vinculado à produção de energia. “Um dos objetivos é que eles pensem em estratégias bioclimáticas, como ventilação cruzada, especificação adequada de produtos e materiais para construção, por exemplo. Nesse viés, a Fairtec deste ano veio ao encontro da proposta das nossas aulas e se mostrou uma ótima oportunidade de os estudantes visualizarem a aplicabilidade dos conceitos tratados em sala de aula”, explica a professora.
Os estantes da Fairtec inspiraram a acadêmica Maria Laura Lemos. Para a futura arquiteta, a visita técnica à feira permitiu uma nova concepção sobre diversos temas, além de inspirar ideias inovadoras com foco em sustentabilidade. “Visualizamos inúmeros estandes que apresentavam produtos e propostas sustentáveis o que é essencial, visto tudo o que a sociedade vem sofrendo com desastres ambientais. Além disso, a visita colaborou para ampliar nosso repertório e expandir ainda mais nossos conhecimentos”, avalia.
Para a professora Alexssandra o mercado tem demonstrado investimento, pesquisa e engajamento para essas práticas sustentáveis, que tentam promover a diminuição do consumo de energia. “O estande que eles gostaram muito foi o da UNIFEBE, que trouxe justamente essa abordagem da sustentabilidade por meio do reaproveitamento de madeiras de demolição. Então, foi um exemplo bem significativo para eles”, complementa.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar enfatiza a satisfação de ver os alunos aplicando os conceitos de conforto ambiental e sustentabilidade de forma tão prática na Fairtec 2024, inclusive em um estande criado pela UNIFEBE. “A experiência proporcionada, aliada à colaboração do curso de Arquitetura e Urbanismo com o curso de Engenharia Civil, reforça nosso compromisso com soluções sustentáveis, como demonstrado no estande da nossa instituição, feito com materiais reaproveitados”.
Confira algumas fotos: