21 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudante do Colégio UNIFEBE representa SC na Olimpíada Brasileira de Química

Competição é etapa para a formação da equipe que deve representar o país nas competições internacional e ibero-americana sobre o tema

Diego Pedrini Babiss, estudante do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, estará entre os representantes de Santa Catarina na Olimpíada Brasileira de Química. A confirmação ocorreu no último mês de agosto, após a realização etapa estadual da competição.

Esta foi a segunda vez que o Colégio participou da Olimpíada Catarinense de Química, já tendo destaques na etapa catarinense, em 2022. Para a classificação entre os 40 estudantes melhores colocados no estado, Diego precisou prestar uma prova com 30 questões de múltipla escolha e duração de até duas horas.

Segundo o estudante, a avaliação foi exigente e o sentimento foi de alegria pelo resultado. “Quando recebi a notícia que tinha passado fiquei muito surpreso e feliz. Cheguei à prova e foi difícil, bem mais do que imaginei, mas consegui resolver e espero que consiga passar para as próximas fases”, indica.

Na etapa nacional, terceira fase da competição, os quinze estudantes com melhor classificação recebem a convocação para um Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes do evento. Na interação será escolhida a equipe nacional na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química

Dedicação aos estudos

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow, o histórico recente na Olimpíada pode servir de incentivo para mais estudantes. Para o diretor, a dedicação apresentada pelos estudantes no dia a dia e nas avaliações são motivo de reconhecimento.

“Sempre procuramos estimular, para que eles criem essa afinidade com a temática e eles se empenhem em estudar, estimulando a construção do conhecimento por meio da participação nesses eventos. É um motivo de orgulho, tanto para o estudante quanto para o Colégio”, descreve

De acordo com o professor Heitor Paloschi, o desempenho demonstra a qualidade de ensino alcançado e o estímulo diário ao aprendizado. “Fiquei extremamente feliz quando soube que nosso aluno estaria representando SC em uma competição desse nível, ainda mais com todos os benefícios/premiações que ele ainda pode receber dentro destas premiações. É o reflexo do ensino de qualidade que estamos ofertando aos nossos estudantes. E quem sabe estaremos representando o Brasil na etapa internacional”, projeta.

Em linha semelhante, a coordenadora pedagógica, Natalia Ribeiro Gums, afirma ter ficado contente com o desempenho do estudante e enfatiza a possibilidade de mais estudantes se dedicarem a iniciativas semelhantes. “Esses eventos são de extrema importância para nós, pois são uma excelente oportunidade para que os alunos demonstrem seus conhecimentos e paixão pelos estudos, além de possibilitar o reconhecimento e a premiação dos talentos deles. Ficamos muito felizes com a aprovação dele. O Diego é um excelente aluno e com um potencial gigante”, reconhece a Natália.

Egressa de Psicologia palestra para acadêmicos de Educação Física
Mercado de Trabalho