03 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes criam Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícia Médica

Grupo se reúne na UNIFEBE para aprofundar estudos na especialidade

No último dia 22 de abril, a Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícia Médica da UNIFEBE realizou sua primeira aula aberta. O grupo criado este ano por acadêmicos de Medicina, orientados pelo professor doutor Joel Mendes, visa complementar a formação dos estudantes por meio do aprofundamento dessa especialidade.

Na aula aberta, ministrada pelo orientador da Liga, os participantes aprenderam sobre Toxicologia Forense. Durante o encontro, realizado no auditório do Bloco C, do campus Santa Terezinha, os alunos ouviram sobre os impactos dos agentes nocivos ao corpo humano. Além dos estudantes de Medicina, a aula aberta contou com a presença de alunos do curso de Direito da instituição.

A Liga

De acordo com o orientador da Liga, a área de atuação da Medicina Legal e Perícia Médica contempla muitas outras, como a Deontologia e Diceologia médicas, Direito Médico, Criminalística médico-legal, Antropologia, Traumatologia, Tanatologia, Toxicologia e Psiquiatria forense. “Tais temas são relevantes para todos os estudantes do curso, e especialmente para aqueles que consideram carreira profissional nesta especialidade”, enfatiza o doutor Joel.

Por meio do grupo, os ligantes são instigados a pesquisar e elaborar trabalhos científicos sobre os temas, além de fomentar a discussão de assuntos atuais e relevantes à especialidade. “Percebemos que é uma área bastante relevante na formação médica e que ainda é pouco abordada nas universidades. A Medicina Legal, por exemplo, está intrínseca em todas as fases da nossa carreira, pois é essencial que saibamos as questões éticas, sociais e quais os nossos direitos e deveres como médicos”, explica a acadêmica da 4ª fase e presidente da Liga, Eduarda Bergozza Maffeis.

Com a Liga Acadêmica Medicina Legal e Perícia Médica, a UNIFEBE soma mais de 25 ligas que possibilitam ao estudante mais aliar teoria à prática, acompanhando o dia a dia da profissão e, por meio da introdução a uma área específica da Medicina.

CADEZ realiza palestra para acadêmicos de Direito

08 de abril de 2008
Primeira videoconferência em sala de aula

23 de março de 2012