28 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Estudantes da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE participam da X Descida do Rio

Ação consistiu na retirada de lixo de dentro das águas e de caminhada pela margem para a retirada de resíduos

No último sábado (25), mais de 100 pessoas se uniram em prol do meio ambiente na X Descida do Rio, organizada pela Defesa Civil e a Fundema de Brusque, em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22. A ação consistiu na retirada de lixo de dentro do rio, além de caminhada pela margem para recolhimento de resíduos e contou com a participação de acadêmicos da UNIFEBE e alunos do Colégio UNIFEBE.

Os participantes foram divididos em dois grupos: enquanto alguns estavam em embarcações disponibilizadas pela Defesa Civil, outros caminharam pelas margens. Sendo a pé ou na água, foram percorridos 5 km, tendo como ponto de partida a barragem da Samae, um pouco acima do IFC, e ponto de chegada a Ponte do Trabalhador, no bairro Santa Rita. Durante a ação, foram retirados diversos tipos de resíduos, desde plásticos, pedaços de redes de pesca, anzóis e tecidos até brinquedos e um capacete, e estima-se que foram recolhidas 4,7 toneladas de lixo.

“A participação dos estudantes foi muito importante para eles se conscientizarem sobre o impacto do descarte irregular no rio e nas margens. Todo esse lixo acumulado agrava as situações de alagamento e poluição em nossa cidade”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki.

A aluna do Terceirão do Colégio UNIFEBE, Maria Luiza Tomazoni, considera que participar da ação foi uma experiência incrível e ao mesmo tempo alarmante. “Me impactou bastante ver a quantidade de lixo que encontramos. Acredito que é essencial que cada um de nós faça a sua parte na preservação do meio ambiente, e a Descida do Rio foi uma oportunidade para colocarmos isso em prática”, assegura.

Para o acadêmico Tulio Henrique Taboni, do curso de Engenharia Civil, participar do evento foi uma experiência emocionante. “Nos divertimos e também aprendemos muitas coisas sobre sustentabilidade e a geografia da região. Quem passa pela Beira Rio não faz nem ideia da quantidade de lixo que tem ali. Acredito que deveriam haver mais ações como essa durante o ano”, elogia.

A professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, considera que o evento foi uma oportunidade de os estudantes observarem de perto os problemas causados pelos resíduos sólidos descartados nas ruas, que acabam dentro do rio, potencializando a contaminação das águas superficiais. “Os resíduos mais encontrados são garrafas PET e sacolas plásticas, e por isso é preciso rever hábitos e comportamentos, inclusive como consumidores”, aponta a professora.

Professora da Unifebe conclui doutorado – 25/01/2008

25 de janeiro de 2008