notícias colégio
Notícias
28 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Estudantes da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE participam da X Descida do Rio

Ação consistiu na retirada de lixo de dentro das águas e de caminhada pela margem para a retirada de resíduos

No último sábado (25), mais de 100 pessoas se uniram em prol do meio ambiente na X Descida do Rio, organizada pela Defesa Civil e a Fundema de Brusque, em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22. A ação consistiu na retirada de lixo de dentro do rio, além de caminhada pela margem para recolhimento de resíduos e contou com a participação de acadêmicos da UNIFEBE e alunos do Colégio UNIFEBE.

Os participantes foram divididos em dois grupos: enquanto alguns estavam em embarcações disponibilizadas pela Defesa Civil, outros caminharam pelas margens. Sendo a pé ou na água, foram percorridos 5 km, tendo como ponto de partida a barragem da Samae, um pouco acima do IFC, e ponto de chegada a Ponte do Trabalhador, no bairro Santa Rita. Durante a ação, foram retirados diversos tipos de resíduos, desde plásticos, pedaços de redes de pesca, anzóis e tecidos até brinquedos e um capacete, e estima-se que foram recolhidas 4,7 toneladas de lixo.

“A participação dos estudantes foi muito importante para eles se conscientizarem sobre o impacto do descarte irregular no rio e nas margens. Todo esse lixo acumulado agrava as situações de alagamento e poluição em nossa cidade”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki.

A aluna do Terceirão do Colégio UNIFEBE, Maria Luiza Tomazoni, considera que participar da ação foi uma experiência incrível e ao mesmo tempo alarmante. “Me impactou bastante ver a quantidade de lixo que encontramos. Acredito que é essencial que cada um de nós faça a sua parte na preservação do meio ambiente, e a Descida do Rio foi uma oportunidade para colocarmos isso em prática”, assegura.

Para o acadêmico Tulio Henrique Taboni, do curso de Engenharia Civil, participar do evento foi uma experiência emocionante. “Nos divertimos e também aprendemos muitas coisas sobre sustentabilidade e a geografia da região. Quem passa pela Beira Rio não faz nem ideia da quantidade de lixo que tem ali. Acredito que deveriam haver mais ações como essa durante o ano”, elogia.

A professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, considera que o evento foi uma oportunidade de os estudantes observarem de perto os problemas causados pelos resíduos sólidos descartados nas ruas, que acabam dentro do rio, potencializando a contaminação das águas superficiais. “Os resíduos mais encontrados são garrafas PET e sacolas plásticas, e por isso é preciso rever hábitos e comportamentos, inclusive como consumidores”, aponta a professora.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Abertas as atividades do Unifebe na Comunidade

Abertas as atividades do Unifebe na Comunidade


14 de setembro de 2009
Semana de Pedagogia aborda o desenvolvimento profissional

Semana de Pedagogia aborda o desenvolvimento profissional


27 de outubro de 2010
Professor participa de Congresso Internacional de Estudos Comparados em Educação

Professor participa de Congresso Internacional de Estudos Comparados em Educação


30 de junho de 2015
Skip to content