notícias colégio
Notícias
21 de dezembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Medicina UNIFEBE se prepara para a primeira turma no Internato Médico em 2023

Acadêmicos da 9ª fase terão contato direto com a profissão

O curso de Medicina da UNIFEBE se prepara para ter sua primeira turma no Internato Médico, estágio obrigatório de formação em serviço que acontece nos dois últimos anos da graduação.

Para se preparar para o exercício da futura profissão, os internos (estagiários de medicina) ficam praticamente todo o período do internato inseridos em estabelecimentos de saúde, como hospitais, UBSs ou ambulatórios, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse momento, os estudantes serão supervisionados por docentes do curso de medicina e preceptores, que são profissionais vinculados aos serviços de saúde.

A professora Caroline Leite Resener, coordenadora do Internato, explica que o estágio dos futuros médicos é altamente prático, com carga horária teórica máxima de 20%, totalizando no máximo 40 horas semanais. “Esses últimos dois anos são divididos em três estágios por semestre, entre 6 a 12 semanas cada um. As atividades serão iniciadas no dia 23 de janeiro, nos hospitais Azambuja e Santo Antônio (Blumenau), além de acompanhamento da rotina de algumas especialidades na policlínica municipal”, detalha a professora.

Ainda de acordo com a coordenadora do Internato, será o momento em que os alunos terão o maior contato com as experiências do dia a dia. “Sob supervisão direta de docentes e preceptores, os estudantes visitam pacientes internados, discutem os casos, diagnósticos e tratamentos mais adequados para cada caso”, salienta.

Uma reunião entre a coordenadora e os acadêmicos marcou o início nesta nova fase na vida dos estudantes. Entre eles, Bruno Arnon Bittencourt, que encara o novo momento na graduação como um grande desafio. “Estou muito empolgado para finalmente ter contato diário com a profissão, sabendo que será uma carga horária alta e sem possibilidade de falta, que irá demandar muito esforço de nós alunos. Entretanto, não poderia estar mais animado para iniciar a última etapa na formação que eu tanto quero”, comemora.

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso de Medicina já projeta a próxima fase na vida acadêmica dos alunos. “O Internato foi muito bem preparado, os preceptores já foram escolhidos, as instituições de saúde estão aptas para receber os futuros médicos e todos temos uma grande expectativa para esta nova etapa. Estamos muito satisfeitos com a evolução do curso e daqui dois anos, esses acadêmicos serão os primeiros graduados em Medicina pela UNIFEBE”, conclui.

Especialidades do primeiro semestre do Internato

Em 2023-1, os acadêmicos participantes do internato terão contato com algumas especialidades como Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia. Serão seis semanas em cada especialidade, três no Hospital Azambuja, em Brusque, e três no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Eles serão divididos em grupos de 10 alunos, com subgrupos formado por cinco estudantes, que irão revezar atuando nas especialidades supracitadas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Ensaios do Coro da Unifebe serão realizados no Auditório do Bloco C

Ensaios do Coro da Unifebe serão realizados no Auditório do Bloco C


17 de agosto de 2009
Liberada parcela da Bolsa de Estudo e Pesquisa do Artigo 170

Liberada parcela da Bolsa de Estudo e Pesquisa do Artigo 170


02 de fevereiro de 2012
Resultado do Processo Seletivo Especial

Resultado do Processo Seletivo Especial


02 de agosto de 2006
Skip to content