16 de junho de 2011

Estudantes de Moda promovem desfile e inclusão social

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe inicia a próxima semana em clima de moda e inclusão social. Na segunda-feira, 20 de junho, os acadêmicos da 3ª e 5ª fase do curso Design de Moda mostram suas produções no Átrio do Bloco A da Instituição, campus Santa Terezinha.

Cinema, inclusão, animação e mitologia são os ingredientes que, misturados, compõem o desfile "Imagens Projetadas", com início marcado para as 20 horas. A composição de cada look será transposta para o braille e após a apresentação, as peças poderão ser tocadas por membros da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque, entidade que apoia o evento.

De acordo com a professora Edinéia Pereira, uma das organizadoras da atividade, o desfile traz à tona a importância do pensar crítico nos diferentes segmentos profissionais. "A ideia do artista é superar a própria obra, desta forma, através do desfile conceitual, os alunos apresentarão criações fundamentadas em temas específicos, com objetivo de instigar o pensar dos espectadores", evidencia.

Segundo a professora, a diferença de um desfile comum em relação a este, é que o conceitual não apresenta apenas looks criativos e mercadológicos, mas o conhecimento intelectual e a capacidade de reflexão do artista. "A roupa, neste caso fica em segundo plano", ressalta Edinéia. "Além do desfile teremos uma mostra, onde a modelo desce da passarela e fica à disposição do público, junto com seu criador, em um estande", complementa.

Para a acadêmica da 3ª fase do curso, Luana Geanesini Costa, o desfile instiga a criatividade. "A atividade trará diversão aos que comparecerem, por se tratar de algo mais descontraído que um desfile com fins lucrativos", destaca.

Texto: Suelen Cerbaro

Entrega de presentes do Natal Solidário UNIFEBE é nesta quarta-feira