02 de fevereiro de 2011

Reitora e prefeito de Nova Trento discutem turismo

A reitora do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli e a pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, estiveram na tarde de terça-feira, 1º, na prefeitura de Nova Trento, onde foram recebidas pelo prefeito Orivan Jarbas Orsi. O motivo do encontro foi o Plano de Ação para o Turismo, que a Instituição desenvolve desde 2009 para o governo municipal. "A ideia é dar início ao projeto em março, embora antes tenhamos que reavaliar as ações por conta da mudança de cenário nesse período", afirmou o chefe do Executivo.

Para Orsi, as ações devem contemplar inicialmente um programa de Treinamento e Qualificação. "É imprescindível para nós a qualificação profissional constante no turismo, informação turística na cidade e região, e uma maior divulgação do município", ressaltou.

De acordo com prefeito o Plano desenvolvido pela Unifebe atende a necessidade do município, porém não foi viabilizado em 2010 devido à falta de recursos financeiros. "Assumimos o hospital da cidade e tive que cortar outros investimentos, pois aumentamos nossa despesa mensal. O hospital era a prioridade naquele momento por se tratar de saúde", destacou.

Conforme Orsi existe uma grande necessidade de investimento no turismo de Nova Trento. "Somente em janeiro, 80 a 100 mil pessoas devem ter passado por aqui. Temos a previsão que o bondinho no Santuário seja inaugurado em junho e investiremos forte em divulgação", adiantou.

Para a reitora a parceria da universidade com as administrações públicas e organizações vivas da sociedade é fundamental para a promoção do desenvolvimento da região. "No caso de Nova Trento essa parceria é importante, porque a cidade possui uma enorme vocação na área do turismo. A Unifebe pode contribuir para desenvolver ainda mais esta atividade no município e também na região", declarou.

Texto e foto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Unifebe

UNIFEBE e universidade alemã firmam parceria para pesquisas e intercâmbios
UNIFEBE