Três alunos do Colégio Amplo/UNIFEBE viverão até o dia 21 de junho uma experiência única. Beatriz Graf, Jéssica Heloise Soares e Victor Hugo Molina embarcaram no último domingo, 10, para Alemanha, onde participam de um Intercâmbio Cultural.
A viagem é realizada por meio da parceria entre a prefeitura de Brusque e de Guabiruba, e suas respectivas cidades coirmãs, Karlsruhe e Karlsdorf-Neuthard. Essa é a sexta vez que o projeto é realizado entre os países.
Além dos estudantes do Colégio Amplo/UNIFEBE participam do intercâmbio quatro alunos de Guabiruba, quatro de Brusque e dois professores — um de alemão e outro de inglês.
Durante esse período, os estudantes que possuem entre 16 e 18 anos ficam hospedados em casas de famílias alemãs e se envolvem em atividades culturais, de lazer e visita a organizações estudantis como escolas, universidades, museus, pontos turísticos e polos de tecnologia.
Posteriormente, entre 23 de outubro a 01 de novembro, os alunos alemães virão para o Brasil e ficarão alojados nas residências de famílias brasileiras.
A professora de alemão de Guabiruba, Keity Link Seifert, é uma das profissionais que acompanha os estudantes durante a viagem. Ela destaca que o intercâmbio aproxima os brasileiros dos alemães, por meio de sua cultura, e é importante para a formação destes estudantes.
Enriquecimento cultural
O aluno do Colégio Amplo/UNIFEBE, Victor Hugo Molina, está muito feliz com a oportunidade de realizar o intercâmbio.
— Eu acho que a cultura alemã influência o mundo todo, já que é tão única. Isso é facilmente percebido quando olhamos para a culinária, os comportamentos e a arquitetura. A última eu destaco como a mais relevante, pois o que vemos em Brusque é só uma prévia do que estamos vendo na Alemanha, onde grande parte das construções são feitas dessa maneira — observa o estudante.
O diretor do Colégio Amplo/UNIFEBE, Maicon Moresco, enfatiza que o intercâmbio é uma ferramenta cada vez mais interessante para proporcionar às pessoas a oportunidade de enriquecimento cultural e crescimento como ser humano.