21 de julho de 2011

Professor da Unicamp participa de Formação Continuada

A Formação Continuada do Centro Universitário de Brusque – Unifebe traz entre os dias 20 e 22 de julho uma programação que instiga os participantes a refletirem a respeito de diferentes temas. Na noite de quarta-feira, 20, as atenções se concentraram no ensino, pesquisa e extensão. O chefe do Departamento de Filosofia da Educação e professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Silvio Sánchez Gamboa, esteve no Anfiteatro da Unifebe conversando com acadêmicos, egressos, professores, funcionários e convidados sobre "Ensino, iniciação científica e extensão: práticas investigativas em sala de aula".

O professor, autor de vários livros sobre educação, abordou os desafios do Ensino Superior brasileiro, sobretudo no que se refere à inclusão da pesquisa e da extensão no ensino de formação profissional. "Ensino, pesquisa e extensão é o tripé na qual se fundamenta a universidade brasileira e mundial", afirmou Gamboa.
Durante a apresentação, o professor frisou a importância da pergunta. "Não deem respostas prontas. O papel do mestre é problematizar e devolver a pergunta", disse. Com novos questionamentos, o doutor em Educação acredita que o aluno é instigado a pensar e a construir suas respostas, o que gera o conhecimento, e não apenas saberes, que seriam as "respostas prontas". "Uma vez socializado, o conhecimento se transforma em saber", explicou.

Centenas de pessoas ouviram as reflexões do professor, entre elas, professores e funcionários da FURB, que por meio de uma parceria com a Unifebe, participaram da palestra. Estiveram presentes no evento o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, vice-reitor, Alessandro Fazzino, os pró-reitores da Unifebe, Claudemir Aparecido Lopes e Heloisa Maria Wichern Zunino, pró-reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Antônio André Chivanga Barros e o presidente da Associação de professores e Funcionários da FEBE, William Fernandes Molina.

Formação Continuada
A atividade visa desencadear ações para cumprir as metas que fazem parte do projeto pedagógico institucional. É um espaço de inovações curriculares e desde 1999 proporciona uma convivência integrada dos professores e funcionários na reconstrução do conhecimento profissional, cujo envolvimento passa pela busca de uma nova organização do trabalho.

A Formação Continuada do 2º semestre de 2011 iniciou na Unifebe na manhã de quarta-feira, 20, com a palestra "Atendimento ao Cliente", com Sandra Gohr, da Tempo e trabalho Gestão de Pessoas. Nesta quinta-feira, 21, o mestre em Jornalismo Aldo Antonio Schmitz ensina como deve ser o comportamento das pessoas diante das câmeras, microfones e gravadores. As dicas fazem parte da palestra Media Training.

O evento encerra na quinta-feira, 22, com a palestra "As novas perspectivas do Professor frente ao SINAES", ministrada pelo mestre Gilmar José Fava.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Semana Literária UNIFEBE inicia nesta terça-feira (23)
Universidade Comunitária

Semana Literária UNIFEBE inicia nesta terça-feira (23)