08 de novembro de 2023
Marcelo Gouvêa

Estudantes do Colégio UNIFEBE conhecem acervo da Casa de Brusque

Visita ao museu foi parte da unidade curricular de Estudos e Projetos Culturais

Como parte de uma série de atividades organizadas para aproximar os estudantes do Colégio UNIFEBE de monumentos históricos da cidade, foi organizada uma visita ao Museu Casa de Brusque. No último dia 30, estudantes do 1º ano puderam conhecer o acervo do local, em uma atividade da unidade curricular de Estudos e Projetos Culturais.

De acordo com o professor Guilherme Augusto Hilário Lopes, a atividade foi um exercício para demonstrar a importância do patrimônio material enquanto fonte da história e memória local. “Por meio dessas ações, os estudantes têm a oportunidade não apenas de conhecer, mas também de valorizar e preservar as raízes culturais que moldaram nossa comunidade”, descreve.

Segundo ele, com um acervo que compreende desde artefatos do cotidiano até registros históricos, foi possível proporcionar uma imersão no passado da cidade. A escolha dos locais é feita pelos próprios alunos, divididos em grupos. Com o acesso aos materiais, o professor indica a valorização da história local e do ato de preservação.

“Essa visita ao Museu Casa de Brusque é parte de uma jornada educativa maior. Os estudantes estão entusiasmados para compartilhar suas descobertas sobre os prédios e monumentos históricos escolhidos, esse intercâmbio de informações e aprendizado entre os alunos promete enriquecer a compreensão coletiva sobre a história local e fortalecer o senso de comunidade”, afirma o professor.

História no foco
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, as ações visam dar um conhecimento maior aos acadêmicos sobre a história da cultura local. De acordo com ele, essa aproximação deve permitir que os estudantes desenvolvam mais conhecendo sobre a região.
“Estimularmos, cada vez mais, que nossos alunos conheçam a história da nossa cidade, da nossa região, nossa cultura. Nós vivemos em uma região com uma história muito rica, privilegiada por uma cultura de empreendedorismo, inovação em muitos aspectos”, afirma.

De acordo com ele, com um conhecimento maior sobre a cultura e história local e mais vínculo com a região há a tendência de que os estudantes desenvolvam atividades profissionais mais ligadas às demandas e perfil regional. Com a boa recepção da iniciativa, ele enfatiza a possibilidade de ampliar a iniciativa para outras turmas do Colégio. “Além do primeiro ano, temos perspectivas de ter novas turmas e outras visitas técnicas, que visam conhecer mais a história e compreender outros aspectos relacionados à cultura e a relação deles com o futuro”.

A estudante Inae Reddiga, do 1º ano B, afirma que a iniciativa permitiu o contato com momentos históricos da cidade e aproximou ela e os colegas das origens brusquenses. “A visita ao museu do Casa de Brusque foi muito satisfatória. Escolhemos esse local para visitar devido a sua relevância e oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade. Lá, pudemos observar alguns momentos históricos de Brusque, que não temos a oportunidade de ver todo dia, e a visita encaixou perfeitamente com o tema explorado na disciplina, de conhecer os monumentos históricos da cidade e as histórias por trás deles, que fazem a ela ser o que é hoje”, indica.

Design de Moda divulga programação dos trabalhos de conclusão de curso

Design de Moda divulga programação dos trabalhos de conclusão de curso