notícias colégio
Notícias
03 de setembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudantes do Colégio UNIFEBE conquistam reconhecimento na Feira Regional de Matemática

Dois deles receberam certificação de Destaque e Menção Honrosa

A participação dos representantes do Colégio UNIFEBE na Feira Regional de Matemática foi marcada pelo reconhecimento de projetos desenvolvidos por estudantes da instituição. Dos quatro projetos participantes, um recebeu a Certificação de Destaque e será um dos representantes locais na Feira Catarinense de Matemática, que ocorre no mês de novembro, em Pouso Redondo; outro recebeu Menção Honrosa.

Vitor Hugo Telles, com o trabalho “Presença da matemática na composição e no simbolismo de obras de arte”, foi escolhido entre os destaques para participar da etapa estadual. O trabalho teve orientação dos professores Simone Sobiecziak e Marlon Miranda, e participou na modalidade “Matemática aplicada e/ou interrelação com outras disciplinas”.

Contente com a experiência, o estudante classifica a participação como enriquecedora e gratificante. Segundo Vitor Hugo, os preparativos e o convívio no ambiente da feira reforçaram uma nova forma de encarar a matemática.

“Muitas vezes, a matemática é vista pelos alunos como uma grande vilã, cercada de cálculos e desafios. No entanto, quando olhamos mais de perto, percebemos que ela vai muito além disso. A matemática mostra sua grandiosidade não apenas nos livros, mas em tudo que existe ao nosso redor. Viver essa experiência e conhecer outros projetos na feira mostrou que, quando unimos dedicação e curiosidade, conseguimos enxergar a matemática não apenas como números, mas como uma linguagem presente em todo o universo”, descreve.

A programação reuniu escolas públicas e privadas vinculadas à Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SED). Pelo Colégio UNIFEBE, ainda foi reconhecido com Menção Honrosa o trabalho “Favos de Matemática: Geometria, Cálculos e a Vida das Abelhas”, das estudantes do Ensino Médio, Isadora Loffhagen e Camila Vitória Stofela, sob orientação de Simone Sobiecziak e Márcia Regina Faita.

Outra proposta participante dessa edição da Feira foi assinada por Bárbara Siegel Pedrini, “Do like ao loop: algoritmo viciante do TikTok”, e contou com orientação da professora Simone Sobiecziak.

O Colégio ainda contou com representantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, com os estudantes Arthur Crespi Castro e Laura de Pinho. Orientados pelos professores Everton Odisi e Julia Gabriella Pedrini, eles expuseram o trabalho “Proposta de uso do Makey Makey como ferramenta pedagógica para atividades nos intervalos ou contraturnos, com uso de instrumentos musicais construídos com material reciclável”.

Aprendizagem baseada em Projetos
A participação é indicada pela professora Simone Sobiecziak como o resultado de um investimento e dedicação amplos da instituição. Ela ressalta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e o empenho dos estudantes e equipe envolvidos no projeto.

“Essa conquista vem do investimento da instituição na Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os estudantes desenvolvem competências e habilidades de pesquisa, de escrita, de desenvolvimento de projetos contextualizados e também de apresentação oral, demonstrando boa postura, excelente comunicação e capacidade de organização e argumentação”, avalia.

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a participação na programação reforça o histórico positivo da instituição na atividade. O diretor salienta a dedicação dos professores na orientação e condução, além da dedicação dos estudantes na produção e apresentação dos projetos.

“É um evento que anualmente temos uma expectativa muito grande, já que, desde 2022, nós temos trabalhos premiados todos os anos”, descreve. “Eles realizaram a pesquisa, a elaboração, o trabalho final e a comunicação, com excelência”, reconhece.

Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, professora Jéssica Leme Cano, a evolução dos estudantes durante a participação é motivo de orgulho. “Iniciativas como essa nos mostram o quanto a educação pode ir além dos muros da escola, despertando autonomia, incentivando a pesquisa e desafiando nossos estudantes a se reinventarem. É emocionante ver o desenvolvimento deles em cada etapa, desde a construção das ideias até a apresentação dos projetos, e ainda mais bonito é perceber a culminância desse processo em forma de reconhecimento e premiações”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professor de Psicologia promove dinâmicas com alunos ingressantes

Professor de Psicologia promove dinâmicas com alunos ingressantes


20 de junho de 2007
Professores publicam artigo sobre ações de sustentabilidade
UNIFEBE

Professores publicam artigo sobre ações de sustentabilidade


09 de agosto de 2016
Estudantes de Ensino Fundamental visitam UNIFEBE

Estudantes de Ensino Fundamental visitam UNIFEBE


17 de setembro de 2014
Skip to content