O primeiro ciclo de oficinas com foco em Metodologias Ativas para uma sala de aula inovadora iniciou neste mês, com os professores de Graduação da UNIFEBE. A Formação Continuada, que será realizada mensalmente, visa auxiliar os professores a diversificar suas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.
“Nossa proposta com a Formação Continuada mensal é possibilitar que os professores desenvolvam novas práticas e novos recursos, que tornem a sala de aula um espaço participativo no qual o estudante se sinta o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é essencial que os nossos docentes estejam em constate formação e atualização”, evidencia o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Neste primeiro ciclo de formação, os professores puderam participar da oficina “Aprendizagem Baseada em Equipes – TBL”, ministrada pela professora Jeciane Golinhaki, criadora do Método Paces – a caminhada docente para aulas extraordinárias.
A programação também contou com a oficina de “Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL”, conduzida pela professora do curso de Medicina da UNIFEBE, Julia Wakiuchi, e com a oficina “Sala de Aula Invertida”, ministrada pelo professor Joel Haroldo Baade.
Em todas as temáticas discutidas os professores aprenderam formas de ser um facilitador da aprendizagem, fazendo com que o estudante deixe de ter uma postura passiva de ouvinte e assuma um papel central no seu aprendizado.
Para possibilitar que todos os docentes participem da programação completa, a UNIFEBE ofertará as três oficinas mensalmente. O próximo ciclo de oficinas será realizado em maio, em data a confirmar.