Um vídeo produzido e a participação de estudantes do Colégio UNIFEBE nos debates para o Desafio COP30 colocaram Brusque entre os representantes da Região Sul do Projeto Empatia. Gravados e desenvolvidos no idioma inglês, as participações no projeto precisam abordar possíveis soluções criativas e realistas para os desafios climáticos do planeta.
Para chegar aos debates regionais, com representantes de toda a região Sul, Bárbara Siegel Pedrini, Iago da Silva Nolli e Isabela Geminiano dos Santos superaram uma seleção que iniciou com 8 mil estudantes de todo o país. O processo ainda contou com um debate virtual, também desenvolvido no idioma inglês.
A iniciativa é parte do Escolas Pelo Clima e do Videos For Change Brasil. Nacionalmente, o projeto já mobilizou 500 escolas nos últimos quatro anos, sendo destaque no SXSW EDU por dois anos consecutivos. Dos debates regionais foram selecionados os representantes de cada região do país para participar da Next Climate Leader, que ocorre em Belém, durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
“Foi uma experiência muito significativa, pois representou um desafio novo e enriquecedor. Tivemos a oportunidade de trabalhar em equipe, trocando ideias sobre mudanças climáticas, para a produção de um vídeo em inglês sobre o tema. Já o debate foi especialmente marcante, já que pude compartilhar e dar contribuições. Ao mesmo tempo, pude aprender com as diferentes perspectivas de estudantes de diversas localidades da região sul do país. Essa vivência, que foi tanto desafiadora quanto inovadora, contribuiu muito para meu aprendizado pessoal e coletivo”, descreve Isabela.
Experiência marcante
Conforme a coordenadora de Projetos do Colégio UNIFEBE, professora Simone Sobiecziak, a participação dos estudantes foi um momento gratificante e uma oportunidade de ampliar os trabalhos mantidos com projetos voltados à Educação Ambiental. O tema é considerado por ela um dos grandes pilares dos projetos desenvolvidos na instituição.
“Ter a oportunidade de ver nossos alunos se destacando nacionalmente, tendo como pano de fundo questões de sustentabilidade e mudanças climáticas, tendo repertório em inglês para debater sobre o assunto, é mais que gratificante. Durante o debate, nossos estudantes apresentaram perspectivas locais, problemas relacionados ao clima e ao meio ambiente de nossa cidade e região. Eles pensaram e elaboraram soluções locais com abrangência global, que podem servir de exemplo de inspiração para o mundo”, descreve.
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, os debates proporcionados e o modelo adotado para o Desafio valorizam o desempenho apresentado pelos estudantes participantes. Segundo ele, os representantes demonstraram habilidade e domínio do conteúdo.
“O Desafio COP30 é um desafio muito interessante, porque envolve o conhecimento sobre questões voltadas não só à sustentabilidade de modo geral, mas também envolve a habilidade de o estudante em debater, a capacidade e domínio da língua inglesa. Ter nossos alunos participando e avançando em algumas etapas nos deixa muito felizes e satisfeitos com o rendimento deles e do Colégio UNIFEBE”, descreve.