notícias colégio
Notícias
09 de maio de 2017

Estudantes visitam Usina Hidrelétrica de Salto Pilão

Os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE visitaram no dia 27 de abril, a Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, em Apiúna, com a professora Tamily Roedel, na Impacto Ambiental.

A visita técnica teve como objetivo observar uma usina hidrelétrica, que de acordo com a Resolução nº001/1986 do CONAMA, necessita do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, para que seja feito o licenciamento.

— No local, os acadêmicos puderam verificar a complexidade de se avaliar os impactos ambientais em um empreendimento de grande porte e conhecer os projetos e programas ambientais da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão —explica a professora.

Usina

A Usina Hidrelétrica de Salto Pilão foi inaugurada em dezembro de 2009, e está localizada entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Ela tem potência instalada de 191,89MW, energia suficiente para atender a demanda de aproximadamente 700 mil pessoas. Ela ainda é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil.

A Usina é de baixo impacto ambiental porque não possui um reservatório de acumulação com alagamento de áreas de terra. Mesmo assim, ainda mantêm 16 programas ambientais, voltados para as áreas de proteção, controle e monitoramento, envolvendo os meios físico, antrópico e biótico.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Melhores documentários sobre os pontos turísticos de Brusque são premiados no Galo de Gala UNIFEBE
Premiação

Melhores documentários sobre os pontos turísticos de Brusque são premiados no Galo de Gala UNIFEBE


24 de novembro de 2021
Dialogando com o professor: o ser e o exercer da profissão é tema da Formação Continuada 2021.2
Formação

Dialogando com o professor: o ser e o exercer da profissão é tema da Formação Continuada 2021.2


22 de junho de 2021
Trabalhos de professores e estudantes da UNIFEBE são premiados no X Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe
Acafe

Trabalhos de professores e estudantes da UNIFEBE são premiados no X Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe


04 de junho de 2025
Skip to content