notícias colégio
Notícias
20 de maio de 2013

Evento de Moda e Tecnologia Têxtil inicia na UNIFEBE

Iniciou na noite de segunda-feira, 20, e segue até quinta-feira, 23 de maio, no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE a I Jornada Científica de Moda e Tecnologia Têxtil e o VII Ciclo de Tecnologia Têxtil. A ideia da I Jornada surgiu depois que o curso de Design de Moda apresentou um trabalho no I Congresso Científico Têxtil e de Moda – Contexmod, realizado no mês de abril, em São Paulo, pela Associação Brasileira dos Técnicos Têxteis – ABTT. Na ocasião, o coordenador do curso de Produção Têxtil, Sidnei Gripa, foi convidado a integrar a diretoria da ABTT.

“Um dos objetivos da Jornada é proporcionar ao aluno uma maior aproximação com o universo da pesquisa científica, além de aproximá-lo da realidade regional, envolvendo a sua futura profissão”, explica a coordenadora de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta.

Na abertura, no dia 20, o público prestigiou a palestra “Moda e Têxtil” com a artista plástica, Celaine Refosco, do Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design – Orbitato. Celaine contou que o seu lugar na moda é a criação, e, que para isso é necessário conhecimento. “Para criar com novidade é preciso conhecimento técnico. É preciso saber como a coisa é feita e para fazer é preciso saber como se cria”, explicou.

A palestrante apresentou uma pesquisa do Sebrae para fundamentar sua explanação e afirmou que a indústria é tão rápida que, às vezes, o profissional não consegue entender o que está fazendo. “O Brasil é a última cadeia têxtil do Ocidente. O país vai da plantação do algodão à passarela, mas isso está perto de acabar, pois muitos empresários não conseguem mais manter suas empresas”. Segundo Celaine, a indústria têxtil é a segunda no Brasil em volume de geração de resultados.

A Jornada

No dia 21, a partir das 19h, serão apresentados trabalhos de conclusão de curso que receberam as maiores notas em 2012, com os seguintes temas: “Análise de processos de tingimento reutilizando a água do tratamento de efluente”; “Moda Catarinense na rede: análise do conteúdo publicado no caderno Donna DC Online”; “Procedimento para realização de ensaios em zíperes”; “A propaganda de moda do Segmento infantil: um estudo de anúncios da revista Vogue Kids”; “Aplicação de nanotecnologia nos processos de beneficiamento de tecidos inteligentes” e “Descarte correto dos resíduos têxteis: um desafio para as empresas têxteis e de confecção de Brusque e região”.

No terceiro dia de ciclo, 22, acontece a palestra “Inovações Enzimáticas na Indústria Têxtil” com os palestrantes Alexandre Massaru e Elton Schatzmann, às 19 horas. A partir das 20h30, o engenheiro André Destailleur fala sobre “Fatores de sucesso na preparação a tecelagem”.

O ciclo é encerrado no dia 23 com duas palestras. A primeira acontece às 19h e aborda o tema “Desfibrados”, com Alberto Frederico Nielson. E, em seguida, Giovana Gill, do Sebrae, fala sobre “Pesquisa de Moda – Análise de Tendências”.

O evento é aberto à comunidade e é realizado no campus Santa Terezinha.
Mais informações: (47) 3211-7215

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Palestra sobre Tecnologia Cervejeira reuniu acadêmicos da Unifebe

Palestra sobre Tecnologia Cervejeira reuniu acadêmicos da Unifebe


04 de dezembro de 2009
Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes

Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes


23 de janeiro de 2009
Unifebe recebe alunos para o semestre letivo

Unifebe recebe alunos para o semestre letivo


23 de fevereiro de 2006
Skip to content