13 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Exposição de acadêmicos de Design de Moda apresenta a poesia visual na moda

Obras estão expostas em frente à Biblioteca e nos corredores de acesso ao Laboratório de Moda, no Bloco C.

Os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), que circularem pelo primeiro piso do Bloco C, nas proximidades da Biblioteca e do Laboratório de Moda, verão tecidos, trajes, decorações, banners, estandartes, desenhos e telas. As obras integram a exposição Inutilezas: Poesia Visual na Moda, fruto dos trabalhos desenvolvidos com os calouros de Design de Moda, na disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Silvia Teske.

De pano de fundo e como referência para as construções criativas, os acadêmicos estudaram sobre o poeta Manoel de Barros, por meio do documentário “Só 10% é Mentira” e suas peculiaridades em relação aos deslimites das palavras e aos inutensíios. Já o historiador e escritor Fernando Boppré inspirou os alunos com seu artigo “Férias: porque eu prefiro os dias inúteis”.

“A partir dessas referências, com características voltadas para a estética visual, trazendo linguagens que abordam desde palavras até cores, texturas, e desenhos, os acadêmicos criaram suas próprias obras”, elucida a professora.

De uma mala sai um pedaço de tecido repleto de bolsos feitos com vários retalhos. Dentro dos bolsos, frases que evidenciam o porquê da escolha daquele tecido. Essa é a arte do grupo da acadêmica Márcia Cristina Buttchewitz, que escolheu expressar na mala, nos tecidos e bolsos, as memórias que ficaram guardadas dos dias inúteis das férias.

“Cada bolso é feito com um pedaço de tecido de uma peça de roupa usada por nós nesses momentos livres. Vejo que como a moda, a arte é a expressão do nosso eu como artista, como designer, e foi isso que buscamos expressar com a nossa criação”, complementa a estudante.

A coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa, enfatiza que em atividades como essa, os estudantes são instigados a enxergar a moda de uma forma além das roupas. “A moda e o design são áreas que desempenham um importante papel de expressão de desejos, estilos e identidades e, é nesse sentido que, a criatividade vem para diferenciar e destacar os trabalhos de sucesso”, complementa a professora Jô Rosa.

A exposição Inutilezas: Poesia Visual na Moda estará disponível até dia 23 de março.

Prestigie!

I Jornada de Atualização em Transtorno do Espectro do Autismo lota auditório da UNIFEBE

19 de setembro de 2014
Futsal estréia na Copa Santa Catarina