notícias colégio
Notícias
11 de novembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Exposição de Barbies resgata a história da indumentária e da moda

Bonecas Barbies apresentam as transformações estéticas e simbólicas ao longo do tempo

Do século V à La Belle Époque, no século XIX, as criações dos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE resgatam a história da indumentária e da moda. Apresentadas nas icônicas bonecas Barbie, as roupas e os acessórios desenvolvidos pelos estudantes são frutos de um trabalho investigativo sobre a evolução da moda ocidental e de suas relações com os contextos sociais, políticos e culturais de cada época.

Expostas em frente à Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, no Bloco C, as bonecas convidam o espectador a visualizar as transformações estéticas e simbólicas ao longo do tempo. A exposição é resultado da atividade realizada nas aulas de História da Indumentária e da Moda, em que cada estudante foi responsável pela pesquisa e criação de uma Barbie, fundamentada em referências bibliográficas, iconográficas e artísticas.

A Barbie da acadêmica Leticia Harumi Omura do Nascimento, da 2.ª fase do curso, foi inspirada no Romantismo, do século XIX. Para representar o período, a estudante buscou valorizar a feminilidade idealizada com delicadeza, tecidos leves, cores suaves e muitos detalhes femininos. O vestido cor-de-rosa foi uma das adaptações feitas pela acadêmica, que buscou integrar o período representado ao universo Barbie.

“A atividade nos fez exercitar esse olhar criativo, estudar as referências históricas e aprender também a transformar conceitos em algo visual. Foi uma experiência muito enriquecedora, um processo que me ajudou a desenvolver um olhar estético e a compreender melhor como a moda consegue expressar os valores, os sentimentos e as ideias de cada época”, avalia a acadêmica.

Na exposição, organizada em eixos cronológicos, é possível observar a continuidade e as rupturas nas formas de vestir, nas técnicas de confecção e nos significados culturais atribuídos à moda, explica a professora e coordenadora do curso, Jô Rosa. “A atividade reafirma a moda como fenômeno cultural e histórico, revelando como a indumentária expressa valores, identidades e transformações sociais. Cada Barbie apresentada torna-se um artefato interpretativo, representando o diálogo entre passado e presente por meio da estética e da história”, complementa a coordenadora.

A exposição “Barbies na História da Indumentária e da Moda” pode ser visitada até o dia 15 de dezembro, no corredor da Moda, no Bloco C.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE sedia I Congresso EJA Profissionalizante Natureza e Humanas
Extensão

UNIFEBE sedia I Congresso EJA Profissionalizante Natureza e Humanas


26 de novembro de 2018
Equipe de basquete é campeã do Triangular da Copa SC

Equipe de basquete é campeã do Triangular da Copa SC


16 de setembro de 2011
Sindicont promove Educação Continuada na Unifebe – 10/12/2008

Sindicont promove Educação Continuada na Unifebe – 10/12/2008


10 de dezembro de 2008
Skip to content