13 de fevereiro de 2012

Exposição de Moda apresenta criatividade de alunas da UNIFEBE

As alunas da disciplina Estudo Comportamental e de Tendência, da 2ª fase do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, criaram instalações em moda inspiradas em macrotendências. Em Balneário Camboriú, as acadêmicas realizaram pesquisas de campo tendo como base o site de tendências WGSN – Worth Global Style Network e a partir dos resultados destacaram três macrotendências: neutralidade radical, eco hedonismo e hipercultura. O trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Rodrigo Campos, está sendo exposto no campus Santa Terezinha.

A atividade foi baseada no conceito das instalações do Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, maneira encontrada pela organização do evento para apresentação do trabalho de novos talentos, fazendo com que as pessoas interagissem com as marcas da região presentes no evento.

Na UNIFEBE a sombrinha foi escolhida como elemento comum para todas as instalações, customizadas de acordo com sua macrotendência. "A sombrinha não foi criada apenas para dias de chuva, mas também para dias de sol muito fortes, complementando o look com um novo acessório", explica a acadêmica, Fabiane Müller.

De acordo com o professor, a intenção é atrair os olhares em função da estética e, como consequência do que será visto, causar a reflexão de como as tendências de moda se manifestam de maneira totalmente diferente, apesar de aplicadas em um mesmo objeto, no caso, sombrinhas.

A instalação em hipercultura, trabalho localizado no átrio do bloco A, exposto em formato de tenda, apresenta a diversidade de culturas. O grupo procurou apresentar o máximo de elementos culturais como cores, materiais diversos, imagens e artigos decorativos.

Já a exposição de eco hedonismo, também localizada no átrio do bloco A, significa sentir as texturas da natureza. É o contato do homem com os elementos naturais, sendo customizada com materiais ecológicos.

A terceira instalação foi montada em frente a Biblioteca da UNIFEBE e significa a neutralidade radical, novo minimalismo e a misturas de conceitos humanos.

Mais informações sobre o assunto ou até mesmo do curso de Design de Moda e Design Gráfico podem ser obtidas no novo blog dos cursos http://blog.unifebe.edu.br/design.

Texto: Curso de Design de Moda/Fotos: Suelen Cerbaro

Agenda da Semana – De 30 de novembro a 06 de dezembro