30 de setembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Exposição O Tempo e a Moda retrata vestuário que marcou o século XX

Peças criadas por acadêmicos de Design de Moda estão expostas em frente à Biblioteca

A Exposição “O Tempo e a Moda”, criada pelos acadêmicos da 4ª fase de Design de Moda da UNIFEBE, é uma verdadeira viagem ao século XX. Instalada no Bloco C, em frente à Biblioteca Acadêmica, a mostra apresenta os oito looks desenvolvidos pelos próprios estudantes. As peças são resultado das aulas de Modelagem Manual, Computadorizada e Costura – Tecido Plano, ministrada pelo professor Daniel Goulart com o apoio da assistente de laboratório, Caroline de Liz Zimmermann.

Os looks

Para a criação das peças, os acadêmicos se inspiraram nos temas Belle Époque – Anos 20, A Silhueta da Segunda Guerra Mundial – Pós-Guerra/ New Look – Anos 60, anos 70,80,90 e anos 2000.

“Por meio da técnica de Moulage, que é o desenvolvimento do produto diretamente no manequim, fazendo marcações com alfinetes, experimentando acabamentos e formas de costurar, os alunos retrataram os principais aspectos da silhueta e os traços do vestuário que marcaram a moda no século XX. Tudo isso, livres para expressar sua criatividade e seu conhecimento sobre as técnicas estudadas ao longo da disciplina”, destaca Daniel.

A equipe da acadêmica, Bruna Naeli Juanini, se inspirou na Silhueta da Segunda Guerra Mundial. Antes de criar a calça e o blazer em alfaiataria com uma leve marcação na cintura, os estudantes pesquisaram sobre a conexão entre a história, a modelagem e como as pessoas se vestiam naquele período. Para trazer um toque de contemporaneidade ao look, a equipe buscou coleções atuais com a mesma referência de silhueta.

“Construir o look do zero mudou minha visão como futura profissional, mas também como consumidora de moda. Ficou evidente o quão necessário é a dedicação e atenção aos detalhes e o quanto todos os profissionais dessa cadeia produtiva merecem ser valorizados. No fim, foi gratificante ver o resultado final desse processo de aprendizagem”, complementa Bruna.

A exposição “O Tempo e a Moda” ficará disponível até na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro. Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

UNIFEBE prepara recepção para novos estudantes