A 5.ª edição do Fashion Halloween levou moda, criatividade e inclusão para a passarela. Organizado pelo curso de Design de Moda, o evento contou, este ano também com a participação dos estudantes de Educação Física, Educação Especial e Psicologia.
Logo nas primeiras apresentações, os espectadores foram instigados a visualizar o Folclore Brasileiro com um olhar crítico e contemporâneo. Em personagens populares como Iara, Saci-Pererê, Curupira, Negrinho do Pastoreio, Bernúncia e Boi de Mamão, os acadêmicos da 7.ª fase de Educação Especial atravessaram as fronteiras simbólicas, unindo o imaginário do Halloween à força ancestral do Folclore Brasileiro.
“Cada personagem era um ato de expressão, um gesto de inclusão e uma forma de crítica social. Queríamos transformar a passarela em um espaço para reconhecermos nossas raízes e celebrarmos a diversidade que nos forma como povo e como cultura”, salienta a coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa.
A competição
Aguardado todos os anos pelos acadêmicos de Design de Moda, o Fashion Halloween integra os estudantes de diferentes fases do curso em uma competição divertida. Com fantasias de personagens icônicos do cinema, da moda e da arte, os alunos apresentam na passarela criações autênticas e cheias de detalhes.
Com um vestido feito de cortinas, rendas e flores de algodão, a acadêmica da 4.ª fase, Aline Amalúpe, desfilou na passarela a personagem Noiva Cadáver. O traje confeccionado manualmente pela própria estudante venceu a competição e impressionou os espectadores do evento. “Todos os anos eu me desafio a participar do Halloween, porque adoro usar minha criatividade. Como não tinha como investir em um traje, utilizei as cortinas e rendas que tinha em casa para fazer um corset, uma saia, luvas e até as flores que também foram feitas com cortina. Então, para mim, tudo foi um grande aprendizado, desde a modelagem e confecção da fantasia até a maquiagem para o dia do desfile”, revela a acadêmica.
Nesta edição, além dos jurados, toda a comunidade acadêmica também pôde participar da votação virtual e escolher as cinco melhores fantasias. “Mais uma vez o Fashion Halloween provou que a moda é expressão, é arte, é emoção e, acima de tudo, é conexão”, celebrou a coordenadora, professora Jô Rosa.
Confira as fotos da 5.ª edição do desfile: