“As apostilas servem como um material didático de apoio para o aprendizado do conteúdo, mas que esse conteúdo, precisam ser aplicados em algum lugar. No Festival, os estudantes conseguem demonstrar suas pesquisas acerca de cultura e gastronomia de diferentes países, com o uso do Inglês e do Espanhol, tornando a aprendizagem muito mais significativa”, descreve.
Entre os participantes, Nicole Pereira do Nascimento afirma ter vivido uma experiência única durante a programação. Ela reconhece o empenho dos diferentes grupos participantes na preparação do evento e a possibilidade de interação entre a comunidade escolar.
“Aprender sobre a cultura de novos países é sempre bom, mas o melhor é aprender na prática. O fato de termos preparado os pratos tornou tudo ainda mais desafiador e interessante”, destaca. “Parece que, em dias de feira, o colégio fica com um ar mais divertido e alegre. Todos os alunos têm a oportunidade de visitar os estandes e aprender juntos”.
Comidas típicas, curiosidades, características e a possibilidade de interação nos idiomas respectivos de cada estande movimentaram os corredores do Colégio UNIFEBE durante o 4.º Festival Gastronômico. A iniciativa contou com exposições e interação entre os estudantes durante de uma manhã de imersão cultural.
Os estandes, focados na gastronomia de diferentes países, foram preparados por estudantes da 1.ª série do Ensino Médio como o resultado de um trabalho que envolveu as disciplinas de Inglês, Espanhol, Artes e o Projeto de Vida. Para a montagem, foi necessário pesquisar costumes e tradições, além do estudo de vocabulário e receitas típicas. Essas inspiraram versões que foram elaboradas e distribuídas pelos estudantes.
Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o evento demonstra a transposição de conhecimentos e a análise de contextos para além das apostilas utilizadas no cotidiano. Ele classifica a atividade como uma programação marcante para a instituição, por ser uma oportunidade para que os estudantes aplicarem os diferentes conhecimentos trabalhados durante as disciplinas.
Protagonismo e interação
A professora de espanhol, Paola Tetzner, afirma que o perfil adotado na iniciativa, desenvolvido com base em metodologias ativas, incentivou o protagonismo dos estudantes e a integração entre as diferentes disciplinas ultrapassando o aprendizado linguístico. “Queremos que os alunos usem o idioma em contextos reais, compreendendo como a língua se relaciona com a cultura, a arte e o modo de viver das pessoas. O festival é uma forma de pôr esse aprendizado em prática”, detalha.
Na avaliação da coordenadora do Ensino Médio, professora Jéssica Leme Cano, além de tradicional, a programação se destaca pela valorização do conhecimento acadêmico e linguístico dos estudantes. Segundo ela, a programação estimula habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe, autonomia e empatia, atendendo ao protagonismo da proposta pedagógica da instituição.
“A interação entre os idiomas, a expressão artística e o trabalho de Projeto de Vida ampliou o olhar dos alunos sobre o mundo e sobre si mesmos. Cada grupo representou diferentes culturas, exercitando a comunicação, a criatividade e o respeito à diversidade, além de produzirem pratos deliciosos com muito talento e criatividade para degustação dos avaliadores”, descreve.