notícias colégio
Notícias
15 de agosto de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Fisioconecta aproxima acadêmicos de Fisioterapia e profissionais da saúde da região

Iniciativa contou com cinco workshops simultâneos

Diferentes áreas de atuação da Fisioterapia foram demonstradas durante o Fisioconecta, programação organizada pelo curso de Fisioterapia da UNIFEBE. A atividade reuniu acadêmicos de todas as fases do curso, além de profissionais da Saúde de Brusque e região, no bloco F da instituição.
Ao longo da noite, cinco espaços receberam atividades voltadas para diferentes áreas de atuação. A professora Ruty Luana Schmitt ficou responsável pelo workshop “Fisioterapia pélvica na saúde do homem”. Ela destaca além do interesse dos participantes pelo tema e a estrutura disponível para as atividades, com a possibilidade de demonstrações práticas, como um diferencial da programação.
Considerada pela professora uma subespecialidade em busca e interesse crescentes, a Fisioterapia Pélvica aplicada à saúde do homem é indicada como uma alternativa de atuação profissional para os futuros fisioterapeutas, apesar de não fazer parte da matriz curricular da graduação. De acordo com a professora, o desconhecimento sobre a área, a falta de profissionais dedicados e os tabus envolvendo o tema são obstáculos que podem ser superados com a presença de profissionais qualificados.

“A Fisioterapia Pélvica tem ganhado destaque nos últimos tempos. No entanto, alguns nichos, como o público masculino, parecem ser pouco explorados, o que representa uma oportunidade de mercado”, relata a professora. “Este contato promove a oportunidade de ampliar as percepções e abrir uma série de opções na escolha de atuação profissional desses futuros colegas de profissão”.
A professora Tatiana Girardi foi responsável pela atividade dedicada ao Pilates, enquanto a professora Keidy Karla Storino, ministrou a atividade “A revolução da Fisioterapia Dermatofuncional: Laser Lavieen e Aquapure”.
Além delas, Francine Fischer-Sgrott apresentou o workshop “A Fisioterapia no Linfedema Pós-câncer de Mama”, e Fernanda Busnardo já a atividade “Neuromodulação, Tecnologia Aliada ao Tratamento Avançado na Fisioterapia”.

Experiência de mercado
A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos enfatiza a possibilidade de interação dos acadêmicos com profissionais de diferentes áreas de atuação e o intercâmbio de experiências entre os participantes da programação. “A atividade colaborou para aproximação. Ela envolveu profissionais de Brusque e região, o que traz uma visão do mercado local em relação à questão da fisioterapia”, descreve.
Entre os acadêmicos, Júlia Pavesi aproveitou a programação para ampliar seus conhecimentos sobre pilates. Segundo ela, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre os métodos, seu papel na reabilitação e a aplicação das técnicas em diferentes situações.
“Eventos como esse colaboram muito para a nossa formação, pois nos aproximam da realidade da profissão e nos motivam a buscar conhecimento e a nos prepararmos para o futuro”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Desafios do gerenciamento da cultura organizacional são apresentados aos acadêmicos de Psicologia em Visita Técnica
Visita técnica

Desafios do gerenciamento da cultura organizacional são apresentados aos acadêmicos de Psicologia em Visita Técnica


10 de abril de 2023
Passado Moderno traz glamour à passarela na da Semana de Moda

Passado Moderno traz glamour à passarela na da Semana de Moda


19 de novembro de 2014
A Unifebe é a minha cara – 26-11-2010

A Unifebe é a minha cara – 26-11-2010


26 de novembro de 2010
Skip to content