04 de fevereiro de 2010

Formação Continuada é realizada com sucesso

A Formação Continuada da Unifebe – Centro Universitário de Brusque encerra nesta quinta-feira (4) à noite, com a formação para funcionários técnico-administrativos e docentes ingressantes. Desde a última segunda-feira, 1º de fevereiro, professores, coordenadores de cursos e funcionários participaram de palestras e oficinas que fomentaram reflexões e discussões sobre o Ensino Superior.

A abertura do evento abordou a questão do impacto do novo instrumento de avaliação do- CEE/SC – em relação às Instituições Comunitárias, ministrada pela profª. Vânia Tanira Biavatti.

Na terça-feira (2), aconteceram as palestras "A qualidade no atendimento", com professor prof. Victor Rafael Laurenciano Aguiar, e "Planejamento dos cursos de Graduação a luz das Diretrizes Institucionais para o ano de 2010 e do novo instrumento de avaliação do CEE/SC", ministrada pela profª. Vânia. No período noturno de terça-feira, a reitora, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, e a Assessoria de Desenvolvimento da Unifebe coordenaram uma atividade relacionada ao planejamento anual da Instituição.

A funcionária Caroline Demathé afirmou que a Formação Continuada foi bastante proveitosa. "Algumas das informações repassadas eu já sabia, mas precisavam ser lembradas. Além disso, a cada semestre surgem novidades e precisamos sempre estar atentos às mudanças", acrescenta.

As reuniões de colegiado de curso de graduação também estiveram pautadas no evento, na quarta-feira. Além de discutir o Projeto Pedagógico dos Cursos, os docentes apontaram estratégias que poderão ser utilizadas durante o ano letivo de 2010, para melhorar ainda mais a qualidade do ensino, buscando alinhá-lo ao novo instrumento de avaliação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

A reitora destacou que a Formação Continuada contribui para que funcionários, professores e administração superior discutam e contribuam para o alcance da missão da Instituição. Ela ponderou: "A função da universidade deve ser a mesma de quando ela surgiu, em Bolonha, que é a de reunir os mais diferentes tipos de pessoas interessadas em fomentar conhecimento, discuti-lo e aprimorá-lo, com o propósito de compartilhar este conhecimento com os demais cidadãos".

Fotos:http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?id=635

Texto: Natália Uriarte Vieira