Os professores dos cursos de Graduação da UNIFEBE já começaram a se preparar para o início do segundo semestre letivo de 2024. Na última semana, os docentes participaram de uma série de palestras e oficinas, durante a tradicional Formação Continuada Geral, que nesta edição abordou as “Competências Docentes: dialogando sobre os processos inclusivos e digitais no Ensino Superior”.
“A nova relação do estudante com o conhecimento, causada pelos avanços da tecnologia, foi o tema central da nossa programação. De uma forma dinâmica e prática, instigamos nossos docentes a refletirem sobre suas propostas pedagógicas e a necessidade de adaptação para o acadêmico desenvolver uma série de competências pessoais e profissionais, tão exigidas no mundo atual”, salienta o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Ao longo dos três dias de programação, os professores visualizaram os Indicadores de Qualidade da UNIFEBE, os recursos tecnológicos da Lousa Digital Interativa e ouviram sobre o Ensino Superior na Era da Inteligência Artificial. Os docentes também debateram sobre inclusão, por meio do bate-papo sobre Vivências pedagógicas no Transtorno do Espectro Autista.
Os docentes ainda puderam aperfeiçoar suas estratégias didáticas para as aulas em take-home, aprenderam sobre habilidades docentes com o ChatGPT, e participaram de oficinas para a construção do plano de ensino e orientações para plano de aula, Currículo Lattes, Diário Eletrônico e como elaborar questões para a Prova Operatória Institucional (POI).
“A Formação Continuada é uma ação consolidada no calendário acadêmico e que ocorre, semestralmente, em nossa instituição. Em cada programação, buscamos trazer temas emergentes no ensino superior, instigando um fazer docente mais inclusivo, criativo e inovador”, conclui a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
Confira as fotos da Formação Continuada 2024.2: