notícias colégio
Notícias
18 de maio de 2012

Fórum aprova produção de material sobre a atenção à infância

Com a participação de 18 integrantes de várias organizações com atuação na área da criança e do adolescente, a assembleia do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brusque, realizado na noite de quinta-feira, 17 de maio, no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, aprovou a produção de livrete contendo síntese da missão, atribuições, funcionamento e contatos das várias organizações com atuação na área da infância e adolescência em Brusque, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Fundo Municipal para a Infância e Adolescência – FIA; Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente – CTDCA, Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brusque – FMDDCA, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude.

Coordenador do secretariado do Fórum DCA, o advogado Ricardo Vianna Hoffmann defendeu a iniciativa, explicando que “a população terá facilitado o acesso aos diversos órgãos e serviços, pois terá disponibilizado o conhecimento da missão, atribuições e contato dos mesmos.” Coordenador da assembleia, o advogado Luiz Elias Valle, representante da UNIFEBE, informou que o “Fórum levará a deliberação ao CMDCA, que através do FIA poderá disponibilizar os recursos necessários a confecção do livrete”.

O Painel Missão e Atribuições do Conselho Tutelar foi mediado pelo assessor do Fórum DCA, conselheiro tutelar Paulo Vendelino Kons, que enfatizou ser o “Conselho Tutelar o órgão encarregado pela sociedade que tem a missão de zelar para que tudo aquilo que esteja assegurado em lei aconteça na prática na vida de nossas crianças e adolescentes. Para tanto deve o Conselho provocar a interação entre família, sociedade e estado, para que os direitos infanto-juvenis sejam respeitados”. Sendo que o “Conselho Tutelar deverá estar sempre em alerta para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos e dos consequentes deveres e obrigações estabelecidos em lei”. 

As próximas assembleias do Fórum DCA serão realizadas em 19 de julho, 20 de setembro e 22 de novembro, sempre às 19h, no NPJ da UNIFEBE. Sendo a missão do Fórum “garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária”. Toda a comunidade está convidada a participar.

Texto: Paulo Vendelino Kons [adaptado]

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Acadêmico de Psicologia conversa com professores do Colégio UNIFEBE sobre TDAH
Colégio UNIFEBE

Acadêmico de Psicologia conversa com professores do Colégio UNIFEBE sobre TDAH


23 de fevereiro de 2022
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais modalidade a distância da UNIFEBE recebe conceito 4,61
Processos Gerenciais

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais modalidade a distância da UNIFEBE recebe conceito 4,61


26 de agosto de 2019
Inovação e Sustentabilidade foram os temas desta quinta-feira

Inovação e Sustentabilidade foram os temas desta quinta-feira


26 de agosto de 2010
Skip to content