21 de março de 2013

UNIFEBE adere ao Programa Ciência sem Fronteiras

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE com o objetivo de ampliar as opções de internacionalização para seus acadêmicos aderiu ao Ciência sem Fronteiras. O programa do Governo Federal busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A coordenadora do programa na UNIFEBE é a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Heloisa Maria Wichern Zunino. Ela acredita que a partir do processo de adesão ao programa Ciência sem Fronteiras a UNIFEBE passará a ser reconhecida internacionalmente, tendo a possibilidade de mostrar seu potencial. “O programa levará o nome da instituição para os mais distantes locais do mundo. É uma oportunidade de possibilitar aos acadêmicos a vivência de uma experiência internacional, sem um ônus pesado, pois o programa é subsidiado pelo governo federal”, afirma.

Conhecimento

Além de oportunizar a experiência internacional aos acadêmicos o Ciência sem Fronteiras projeta a instituição participante de forma global. Uma das expectativas da UNIFEBE é ampliar a participação dos alunos no programa e, desta forma, possibilitar diferenciais na formação do acadêmico, uma vez que o intercâmbio é uma atividade altamente enriquecedora, que melhora o desempenho do indivíduo em diferentes idiomas, colocando-o em contato com diferentes culturas e valores e abre várias portas na vida profissional.

A professora Heloisa explica que um dos benefícios do programa é que ele pode contribuir para o progresso e o desenvolvimento da região. “Com o retorno do acadêmico participante à sua universidade de origem, inúmeras experiências podem ser compartilhadas com outros, difundindo assim o conhecimento adquirido em centenárias e renomadas universidades estrangeiras”, salienta.

Áreas contempladas

No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:
• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
• Ciências Exatas e da Terra;
• Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
• Computação e Tecnologias da Informação;
• Tecnologia Aeroespacial;
• Fármacos;
• Produção Agrícola Sustentável;
• Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
• Energias Renováveis;
• Tecnologia Mineral;
• Biotecnologia;
• Nanotecnologia e Novos Materiais;
• Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
• Biodiversidade e Bioprospecção;
• Ciências do Mar;
• Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
• Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
• Formação de Tecnólogos.

Requisitos para participar

Os acadêmicos interessados em participar do programa devem atender a alguns requisitos como estar regulamente matriculado em curso de nível superior nas áreas e nos temas indicados na chamada pública divulgada no site do Ciência sem Fronteiras.

Ter concluído no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início da viagem de estudos. Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da própria instituição de ensino. Prêmios acadêmicos e de mérito e também participação em programa de iniciação científica ou docência são considerados para a classificação. O teste de proficiência na Língua Estrangeira é verificado pela Equipe do Programa Ciência sem Fronteiras quando da pré-seleção dos candidatos.

Internacionalização

No ano de 2012 foi instituído o programa “UNIFEBE Contemporânea e Internacionalização: conectada ao mundo global” tendo como um dos objetivos viabilizar aos estudantes de graduação e pós-graduação possibilidades de estudo em universidades estrangeiras de renome internacional. O programa é coordenado por Ana Paula Bonatelli Uller.

Segundo ela, a internacionalização já é uma realidade na instituição e o Ciência sem Fronteiras enriquece o programa existente. “Queremos que nossos acadêmicos tenham mais oportunidades para aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula através das viagens de estudo internacionais e assim possam se tornar profissionais mais completos para o mercado de trabalho e para a sociedade”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: internacional@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7207.

Texto: Elizandra Damasceno

Chuvas em Santa Catarina