Inicia amanhã, dia 20 de agosto, o período para que novos estudantes se inscrevam no Programa Universidade Gratuita. Os acadêmicos dos cursos de Graduação da UNIFEBE, que ainda não possuem cadastro e queiram participar da seleção têm até dia 30 de agosto para realizar o cadastramento no Sistema de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Após o cadastro, o estudante deverá agendar a entrega das cópias dos documentos no Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante – SOAE UNIFEBE. Para auxiliar os acadêmicos, a UNIFEBE elaborou um check-list, com a relação da documentação necessária, bem como um sistema para facilitar o atendimento com hora marcada, basta acessar a página do Universidade Gratuita, no site da UNIFEBE.
O cronograma, critérios e requisitos para participar do Programa Universidade Gratuita podem ser conferidos no próprio Sistema da SED.
Critérios
Para se inscrever no Programa é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em curso de Graduação da UNIFEBE. Para concorrer à gratuidade, o acadêmico de qualquer curso de Graduação deverá ter renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos. No caso dos estudantes de Medicina, a renda familiar per capta deve ser de, no máximo, oito salários mínimos.
O programa beneficiará os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos, desde o ingresso na universidade. Alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino terão prioridade.
É importante destacar que a classificação dos estudantes contemplados será feita pelo próprio Governo do Estado, considerando a renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros itens.
Como contrapartida, os contemplados deverão prestar 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. A prestação de serviço poderá ser durante o curso de graduação ou até dois anos depois de formado.