04 de fevereiro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem podcasts com dicas de gestão em situações de crise

Atividade foi desenvolvida por estudantes de Processos Gerenciais EaD e será disponibilizada à comunidade

Os acadêmicos da 2ª fase de Processos Gerenciais EaD da UNIFEBE transformaram dicas de gestão de como enfrentar situações de crise em podcasts. O material elaborado pelos estudantes é resultado da coleta de informações, por meio de entrevistas, realizada com empresários e entidades da região, durante a Curricularização da Extensão, sobre as medidas adotadas para enfrentar as dificuldades causadas na economia pela pandemia. Os líderes entrevistados foram indicados pela AMPE-Associação de Micro e Pequenas Empresas, ACIBr – Associação Empresarial de Brusque e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Brusque.

Alcir Inácio Otto, proprietário da rede Otto de supermercados Atacadistas e presidente da CDL Brusque, foi um dos entrevistados e convidado para compor a banca avaliadora dos trabalhos, ao lado do professor Joel Haroldo Baade. “Os estudantes chegaram ávidos por informação, e a troca de experiência já começou no dia da entrevista. Como empresário e representante de uma entidade, é gratificante perceber que eles já utilizaram um pouco do que conversamos para elaborar os materiais e até dentro das organizações onde atuam. O resultado dos trabalhos evidenciou que se tivermos uma formação de boas pessoas, com certeza teremos bons colaboradores, bons empresários e bons profissionais”, enfatizou Otto durante a avaliação.

Para auxiliar os acadêmicos a transformar as dicas em um podcast, em parceria com o colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Saulo Novaes, os estudantes aprenderam a utilizar a plataforma e editar áudios.

“Nosso objetivo é que as equipes se desafiassem em disseminar esse conhecimento produzido dentro da universidade, não só com os gestores que participaram do projeto, mas que eles compartilhassem isso com a sociedade como um todo. Essa é a principal função da extensão, transformar a comunidade por meio do conhecimento científico”, complementou a professora e idealizadora da atividade, Danielle Almeida Soares Pimentel.

Supervisor de qualidade de uma empresa de Pomerode, Márcio José da Silva, escolheu cursar Processos Gerenciais EaD na UNIFEBE, por ser um curso direcionado para o desenvolvimento de lideranças. “Atualmente lidero uma equipe de seis colaboradores e nesse período de pandemia sentimos a necessidade de aprimorar nossa gestão de pessoas. O curso tem me ajudado diariamente com meu desenvolvimento profissional e pessoal. Eu, particularmente, nem conhecia podcast e, com a atividade, além de aprender com gestores referências na região, aprendi a editar e até comecei a ouvir”, comentou o acadêmico Márcio José da Silva.

Márcio é um dos integrantes da equipe vencedora da atividade. Os trabalhos foram premiados com medalhadas de ouro, prata e bronze, além de um vale compras da Livraria e Papelaria Graf, para todos os estudantes.

“Ficamos muito felizes com o resultado dos podcasts desenvolvidos pelos acadêmicos. Todos apresentaram qualidade na pesquisa, na elaboração do material e se mostraram empenhados em entregar para a comunidade um conteúdo com propriedade. Mais uma vez a extensão cumpriu seu papel e ultrapassou os tijolinhos da universidade”, salientou o coordenador de Processos Gerenciais EaD, professor Günther Lother Pertschy.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando, assim, um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

Confira os podcasts elaborados pelos estudantes e as fotos da premiação:

Desafios da Gestão na Pandemia

PodGestão – Liderança