notícias colégio
Notícias
06 de maio de 2013

Grupo da UNIFEBE visita presidente FHC

No final do mês de abril, um grupo formado por acadêmicos e professores do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram do programa “Diálogos com um Presidente”, na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), em São Paulo.


A UNIFEBE é a primeira instituição localizada fora do Estado de São Paulo, a visitar a fundação a convite da sua curadoria. A programação do evento contemplou uma visita à exposição “Um plano real: a história da estabilização do Brasil”. Depois, o grupo foi recebido no auditório para o encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso.


“Nesse encontro os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para o presidente sobre temas como: o exercício da Presidência da República, sistemas políticos, mídia e política, educação, cultura, eleições, globalização, política internacional, entre outros temas. Precisamos admirar os líderes, ele é um líder, um estadista que hoje está presente, procurando transmitir e ajudar a sociedade naquilo que lhe é possível fazer”, afirma o professor Everaldo da Silva, que intermediou a visita.


“Foi uma experiência excelente conhecer o presidente que criou o Plano Real, pois sempre quis seguir a carreira política. Ao conhecê-lo, confirmei essa decisão. Ele é um exemplo de político”, disse o acadêmico de Ciências Contábeis, Matheus David Poia.

O reitor Günther Lother Pertschy elogiou a postura de FHC. “Saí da visita impactado em perceber como o presidente está alinhado com os problemas contemporâneos do mundo”, afirmou.


Para a professora Anna Lucia Mattoso Camargo a visita foi uma experiência extraordinária. “Foi uma oportunidade ímpar conhecer e conversar com o líder responsável pela economia que mudou o país e projetou o Brasil no exterior”, afirmou.


No final da visita, a Fundação doou mais de 20 livros para a biblioteca da UNIFEBE, incluindo a coleção Palavra do Presidente.

Conheça um pouco mais sobre a Fundação:


Inaugurado em maio de 2004, com um seminário internacional que reuniu políticos e intelectuais do Brasil e do exterior, entre eles, Bill Clinton e Manuel Castells, o instituto transformou-se em fundação em 2010, com a missão de preservar e tornar disponível ao público a documentação relativa à vida intelectual e política de Fernando Henrique Cardoso (FHC), bem como de promover a reflexão e o debate sobre o desenvolvimento sustentável e a democracia.


Em maio do mesmo ano, foi inaugurada a exposição interativa “Um plano real: a história da estabilização do Brasil” que, de forma inovadora e fiel aos fatos, apresenta um período da história brasileira que tem como fio condutor os sucessivos planos contra a inflação, até o Real, que finalmente trouxe a estabilidade da moeda.


Atualmente, a Fundação iFHC tem em seu acervo, documentos do presidente FHC e da sua esposa, Ruth Cardoso. Na área dos debates, mais de cem seminários já foram realizados nesses oito anos, nos quais foram discutidos temas centrais da agenda do desenvolvimento e da democracia no Brasil e no mundo.


 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE lança edital de contratação de professores para o curso de Medicina
Destaque

UNIFEBE lança edital de contratação de professores para o curso de Medicina


19 de outubro de 2021
Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil

Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil


03 de junho de 2011
Natal Solidário Unifebe será nesta quinta-feira

Natal Solidário Unifebe será nesta quinta-feira


01 de dezembro de 2009
Skip to content